Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aumenta-nos a fé. – Reflexão de José Antônio Pagola. Bem atual!


«Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.».  (Lc 17, 5)

Abaixo, uma bonita reflexão, muito concreta e atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Lc 17, 5-10 (O poder da fé). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de  ler!

WCejnóg


IHU - Comentário ao Evangelho
30 de setembro de 2016.


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Lucas 17,5-10 que corresponde ao 27° Domingo do Tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol  José Antonio Pagola comenta o texto.


Eis o texto

Aumenta-nos a fé

De forma repentina, os discípulos fazem a Jesus uma petição vital: «Aumenta-nos a fé». Em outras ocasiões tinham pedido: «Ensina-nos a rezar". À medida que Jesus lhes desvenda o projeto de Deus e o trabalho que lhe quer encomendar, os discípulos sentem que não lhes basta a fé que vivem desde crianças para responder à sua chamada. Necessitam de uma fé mais robusta e vigorosa.

Passaram mais de vinte séculos. Ao longo da história, os seguidores de Jesus viveram anos de fidelidade ao Evangelho e horas obscuras de deslealdade. Tempos de fé forte e também de crise e incerteza. Não necessitaremos de pedir de novo ao Senhor que aumente a nossa fé?

Senhor aumenta-nos a fé

Ensina-nos que a fé não consiste em acreditar em algo, mas sim em acreditar em ti, Filho de Deus encarnado, para nos abrirmos ao teu Espírito, deixar-nos alcançar pela tua Palavra, aprender a viver com o teu estilo de vida e a seguir de perto teus passos. Só tu és quem «inicia e consuma a nossa fé».

Aumenta-nos a fé

Dá-nos uma fé centrada no essencial, purificada de adesões artificiais que nos afastam do núcleo do teu Evangelho. Ensina-nos a viver nestes tempos uma fé, não fundada em apoios externos, mas na tua presença viva nos nossos corações e nas nossas comunidades crentes.

Aumenta-nos a fé

Faz-nos viver uma relação mais vital contigo, sabendo que tu, nosso Mestre e Senhor, és o primeiro, o melhor, o mais valioso e atrativo que temos na Igreja. Dá-nos uma fé contagiosa que nos oriente para uma fase nova de cristianismo, mais fiel ao teu Espírito e à tua trajetória.

Aumenta-nos a fé

Faz-nos viver identificados com o teu projeto de reino de Deus, colaborando com realismo e convicção em fazer a vida mais humana, como quer o Pai. Ajuda-nos a viver humildemente a nossa fé com paixão por Deus e compaixão pelo ser humano.

Aumenta-nos a fé

Ensina-nos a viver convertendo-nos a uma vida mais evangélica, sem nos resignarmos a um cristianismo rebaixado aonde o sal se vai tornando insosso e a Igreja vai perdendo a sua qualidade de fermento. Desperta entre nós a fé das testemunhas e dos profetas.

Aumenta-nos a fé

Não nos deixes cair num cristianismo sem cruz. Ensina-nos a descobrir que a fé não consiste em acreditar no Deus que nos convém, mas naquele que fortalece a nossa responsabilidade e desenvolve a nossa capacidade de amar. Ensina-nos a seguir-te tomando a nossa cruz cada dia.

Aumenta-nos a fé 

Que te experimentemos ressuscitado no meio de nós renovando as nossas vidas e alentando as nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário