Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 12 de janeiro de 2013

“Senhor, como vive esse povo sofredor...” – uma questão incômoda!



Quando hoje contemplo o panorama da realidade da vida de muita gente humilde, sofrida, rejeitada  e oprimida, que continua muito longe de ver os seus direitos básicos para ter uma vida digna garantidos ...  Essa miséria e extrema pobreza em que estão jogados tantos seres humanos, meus irmãos e irmãs...  

Quando vejo como essas multidões sofridas estão sendo exploradas e “manipuladas” pela parte da sociedade mais privilegiada, que detêm o poder político e econômico, e isso, em todas as partes do mundo... !


Quando eu me deparo com esse quadro triste e deprimente, não tenho como não me perguntar: será que alguém pode ser realmente feliz neste mundo, no meio de tanta infelicidade e desgraça que assola a vida de tantas famílias e pessoas, nossos irmãos? – E a minha conclusão é esta: só alguém muito egoísta, insensível ou verdadeiro idiota poderia dizer que sim, que está feliz plenamente. Infelizmente, na prática, todos  nós nos comportamos, com muita freqüência, como esse “alguém”...!


Quantos “analgésicos” e quantas “drogas” aceitamos (e tomamos!), às vezes sem percebermos, para manter distante, ou pelo menos bastante “apagado” esse quadro tão triste, para ele não nos  incomodar tanto?


Eu sei que muitas pessoas não concordam com estas minhas palavras, prontas para recitar longos discursos, já prontos, para defender a “ordem” (que privilegia alguns e discrimina os outros), “a vontade de Deus”, ou justificar o egoísmo e as mazelas humanas: sempre foi assim!


Apenas evoco a letra da música Quem devia, de autoria do pe. João Carlos, que possa servir de “pano de fundo” para uma reflexão que cada um de nós pode fazer,  inspirado pela voz da sua própria consciência.
WCejnog 

Quem devia...




(...)

Senhor, como vive esse povo sofredor,
Tem gente que ainda aumenta a sua dor!



Quem devia socorrer,  enriqueceu.
Quem devia ajudar,  o explorou.
Quem devia anunciar,  emudeceu.
Quem devia transportar, o deportou.
 

Quem devia denunciar,  esmoreceu.
Quem devia governar,  se aproveitou.
Quem devia reclamar,  se omitiu
Quem devia programar,  improvisou



Quem devia enfrentar,  se escondeu.
Quem devia censurar,  abençoou.
Quem devia repartir, o excluiu.
Quem devia empregar, o explorou



Senhor, como vive esse povo sofredor,
Lutando pra afirmar o seu valor!
Senhor, como vive esse povo sofredor,
Tem gente que ainda aumenta a sua dor!
( Pe. João Carlos )



Nenhum comentário:

Postar um comentário