Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 26 de dezembro de 2015

Nostalgia do Natal – Reflexão de José Antonio Pagola. Bem atual!


O Natal

Abaixo, uma pequena mas muito valiosa e atual reflexão para todos nós, os cristãos de hoje, que todo ano celebramos o Natal. No entanto, podemos e devemo-nos indagar: O que, de fato, esta festa natalina hoje significa para nós?

A reflexão é de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola e foi publicada pelo autor no seu espaço no Facebook.
Não deixe de ler!
WCejnog



Por José Antonio Pagola

25 de dezembro de 2015.

Nostalgia do Natal

Natal é uma festa cheia de nostalgia. Canta-se a paz, mas não sabemos construí-la. Desejamos  a  felicidade, mas parece  que cada vez mais difícil é ser feliz. Compramos presentes uns aos outros, mas o que nós precisamos  mesmo é de ternura e carinho. Cantamos a uma criança Deus, mas em nossos corações a fé se apaga. A vida não é como gostaríamos, no entanto, nós não sabemos torná-la melhor.

Não é apenas um sentimento de Natal. Toda a vida está impregnada de nostalgia. Nada preenche totalmente os nossos desejos.  Não há riqueza que pode proporcionar a paz total. Não há amor que responda plenamente aos nossos desejos mais profundos. Nenhuma profissão consegue satisfazer todas as nossas aspirações.  Não é possível ser amado por todos.

Porém, a nostalgia pode ter efeitos muito positivos. Ela nos permite descobrir que nossos desejos vão  além daquilo que hoje possuimos ou desfrutamos. Nostalgia nos ajuda a manter aberto o horizonte da nossa existência para algo maior e mais completo do que tudo isso que nós conhecemos.

Ao mesmo tempo, ela nos ensina a não pedirmos da vida que ela nos dê o que não pode nos dar; e não esperar pelas  relações, que ela  não nos pode proporcionar.  A nostalgia não nos permite vivermos  acorrentados somente  a este mundo.

É fácil viver afogando o desejo de infinito que está latente em nós. Nós nos trancamos em uma couraça, que nos torna insensíveis ao que pode existir além do que vemos e tocamos.

Festa de Natal, vivida a partir da nostalgia, cria um clima diferente: nestes  dias sentimos com mais intensidade a necessidade de repuso e de segurança. Um pouco se entra em contato com o seu coração, intuindo que o mistério de Deus é o nosso destino final.

Se você é um crente, a fé convida você nesses dias a descobrir esse mistério, não em um país estranho e inacessível, mas numa criança recém-nascida. Tão simples e surpreendente. Temos que nos aproximar de Deus como nos aproximamos de uma criança: suavemente e sem barulho; sem discursos solenes, com palavras simples nascidas do coração. Nós nos encontramos com Deus quando abrimos o melhor que há em nós.

Apesar do tom frívolo e superficial que se cria na nossa sociedade, o Natal pode aproximar de Deus.  Pelo menos, quando vivemos com a fé simples e com o coração puro.
  


Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário