Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

“A Santa Igreja”. O que quer dizer?




Baseada nas Sagradas Escrituras, a expressão “Santa Igreja” faz parte do credo, que professamos  como cristãos. Mas, quanta dificuldade para entender esse  termo e, mais ainda, para concordar com ele sem hesitação...!  A questão em si, talvez não  seja tão complicada.  Apenas precisamos entender bem o seu significado.

O texto abaixo, de Ferdinand Krenzer¹,  explica  por que usamos o termo “Igreja Santa”  e o que  esta expressão realmente significa.
Não deixe de ler.
WCejnog

Para poder acompanhar com facilidade a reflexão do autor e aproveitar ao máximo as explicações é aconselhável  ler desde o início todos os seus  textos sobre este assunto (começo no dia 03 de agosto de 2012  - http://indagacoes-walenty.blogspot.com.br/2012/08/para-entender-o-cristianismo-qual-e-sua.html .) 
WCejnog


(5)
Igreja Santa

Jesus Cristo vive na sua Igreja e somente graças a esse fato podemos dizer “Igreja Santa”. No final da profissão da fé (credo) encontramos palavras: Creio na Santa Igreja Católica (universal), na  comunhão dos santos...”. Justamente aqui muitas pessoas levantam várias objeções: Igreja – e santa...! Nenhuma outra característica é mais problemática e mal entendida.

Aqui  absolutamente não se diz que a Igreja  se considera, a si mesma, como uma comunidade de fiéis particularmente perfeitos. A sua santificação é a obra de Jesus Cristo: “Maridos, amai vossas  esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela  água do batismo  com a palavra , para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante,  mas santa e  irrepreensível”  (Ef 5, 25-27).  Santa é a sua cabeça, Cristo, e por isso também todos os que vivem em viva comunhão com Ele participam dessa Graça.  A Igreja é santa graças ao Espírito Santo que nela atua.

A Igreja  é santa  também por causa de sua tarefa, que é a santificação dos homens, dentro da missão de Cristo. São Paulo diz concretamente: “A vontade de Deus é esta: a vossa santificação”  (1Tes 4, 3).
Mas, justamente as pessoas que melhor conseguiram realizar essa vontade de Deus, isto é, viver santamente, tiveram geralmente uma  profunda consciência das suas fraquezas e  dos seus pecados. Justamente eles sempre tiveram a consciência que a santidade é a obra de Deus. O cristão sabe assim como Paulo:  “Mas pela graça de Deus  sou o que sou,  e a graça que me conferiu não foi estéril. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles, mas não eu e  sim a graça de Deus comigo” (1Cor 5, 10).  

Portanto, a arrogância, egoísmo e orgulho são logo excluídos, quando falamos da Igreja Santa. Para os fiéis, como membros concretos da Igreja como um todo, esse título (Santa)  é mais um espinho dentro do corpo,  porque todos sabemos como sempre estamos inclinados ao pecado.

  (KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris,  Éditions Du Dialogue, 1981, p. 138)²

Continua ...
__________________________________________
¹  Krenzer Ferdinand (nascido em 22 de maio de 1921 em Dillenburg, Hesse, 08 de maio de 2012 em Hofheim am Taunus) foi um teólogo católico alemão, sacerdote e escritor na aposentadoria.

² Obs.: As reflexões do Ferdinand Krenzer fascinam pelo seu jeito simples e direto, e agradam o leitor, ajudando-o a entender melhor o caminho da fé cristã e compreender os temas mais difíceis desta doutrina.
Os textos publicados neste blog são tomados do livro Taka jest nasza wiara, desse autor; uma edição no idioma polonês, do qual faço uma tradução livre (para o português).  O título original: “Morgen wird man wieder Glauben”.

******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário