Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

10. O Juízo Final. – Uma pequena reflexão.


A doutrina cristã escatológica (que fala do destino último do homem e do mundo)  apoia-se em textos bíblicos. São muitas as interpretações desses textos e isso gera os mais diversos conceitos, expectativas e crenças que, por sua vez, servem como base de pregação para diversas religiões, Igrejas e seitas. Assim acontece também em relação ao tema do Juízo Final.

Como continuação das postagens anteriores, trago para o blog Indagações-Zapytania mais um texto, de Ferdinand Krenzer¹, que fala em poucas palavras justamente sobre esse tema. O termo Juízo Final  faz parte da doutrina cristã, no entanto, para muitas pessoas  esse também é um assunto de difícil compreensão, cercado de muitas dúvidas e incertezas.

Acredito que o texto abaixo, para quem estiver interessado, talvéz possa ser útil nessa busca de querer entender melhor a fé cristã em relação à dimensão escatológica. É bom saber, por exemplo, o que a Igreja Católica diz a respeito e como ela apresenta essa doutrina.
Vale a pena ler!
WCejnog
  


Obs.: Quem estiver interessado, para conseguir acompanhar com facilidade a reflexão de Ferdinand Krenzer e aproveitar ao máximo as explicações, poderia ler desde o início todos os seus textos sobre este assunto (é uma série de 11 textos). As quatro primeiras partes foram publicadas:

1.   Sobre a morte. O que sabemos? No que acreditamos?  - Postagem do dia 29 de janeiro de 2013.
2.  Passar pela morte é atravessar “o portão” da vida”. –Postagem do dia 31 de janeiro de 2013.
3.  A morte carimba para sempre o destino do homem. – Postagem do dia 04 de fevereiro de 2013.
4.  Todos devemos passar pela morte. A questão do julgamento. – Postagem do dia 06 de fevereiro de 2013.

Continuação das publicações:

5.   Existe Purgatório? ... – Postagem do dia 03 de novembro de 2014.
6.   Deus – o futuro  do ser humano. Como entender “o céu”? – Postagem do dia 04 de novembro de 2014.
7.  ‘Condenado para sempre’ . Inferno. – Postagem do dia 05 de novembro de 2014.
8.   A volta do Cristo.  Como entender?  – postagem do dia 06 de novembro de 2014.
9.   A ressurreição da carne. – Uma boa e oportuna reflexão. -  Postagem do dia 10 de novembro de 2014.









(10)

 “Juizo Final”

Anteriormente já foi falado sobre o juízo, que ocorre no momento da morte de cada pessoa. A Bíblia, porém, mais destaca o juizo universal sobre a toda humanidade, que deve ter lugar no fim dos tempos (Jo 5,25; Rm 2, 5-11; Ap 20, 11-15).

Como entender isso? Como conciliar um com o outro? – Não tem aqui nenhuma contradição. Já com a morte começou o juizo, que no fim dos tempos se tornará juizo  abrangendo o mundo inteiro. Quando o juizo pessoal diz que cada  pessoa terá o seu juizo, então no Juizo Final se tornará nítido o destino de todos os seres humanos. Um vai ver os outros assim como realmente são, sem máscaras e fingimento. Além disso, ficarão claras as consequências de nossas ações ao longo da história da humanidade.

Jesus fala de modo figurativo sobre esse Juízo, que abrangerá a todos:

“Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante dele, e ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, vocês que são abençoados pelo meu Pai! Venham e recebam o Reino que o meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.’

- Então os bons perguntarão: ‘Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?’

- Aí o Rei responderá: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram.’
- Depois ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois eu estava com fome, e vocês não me deram comida; estava com sede, e não me deram água. Era estrangeiro, e não me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de mim.’


- Então eles perguntarão: ‘Senhor, quando foi que vimos o senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?’

- O Rei responderá: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a mim que deixaram de ajudar’.” (Mt 25, 31-46)

Não podemos, portanto, ignorar a advertência contida nessa imagem que temos a partir do texto bíblico citado acima: “Os dados ainda não foram jogados! Ainda há tempo! Mas é importante escolherem o caminho certo.” E diz também em relação a que o homem será julgado: basicamente, em relação às suas atitudes para com o seu próximo e, com isso, com o Cristo”.

(KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris, Éditions Du Dialogue, 1981, p. 355)²

Continua...
­­­­­­­­­­­­­­­­___________________

¹  Krenzer Ferdinand (nascido em 22 de maio de 1921 em Dillenburg, Hesse, 08 de maio de 2012 em Hofheim am Taunus) foi um teólogo católico alemão, sacerdote e escritor na aposentadoria. [N. Do T.]

² Obs.: As reflexões do Ferdinand Krenzer fascinam pelo seu jeito simples e direto, e agradam o leitor, ajudando-o a entender melhor o caminho da fé cristã e compreender os temas mais difíceis desta doutrina.

Os textos publicados neste blog são tomados do livro Taka jest nasza wiara, desse autor; uma edição no idioma polonês, do qual faço uma tradução livre (para o português), com uma pequena atualização dos dados, quando necessário.  O título original: “Morgen wird man wieder Glauben”. [N. Do T.]


Nenhum comentário:

Postar um comentário