Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A mosca e o quadro


Se pararmos um pouco para pensar constatamos que a grande parte das nossas atitudes e decisões baseia-se na fé. Não se trata de fé religiosa, mas simplesmente de acreditar, de ter fé naquilo que vemos, ouvimos e o que  nos é comunicado.

Precisamos acreditar para viver, caso contrário a vida se tornaria insuportável e nós – paranóicos e neuróticos perdidos.  Já imaginou não acreditar no  que fala seu médico, desconfiar do projeto do arquiteto, rejeitar o que está na bula do remédio; contestar tudo: notícias, informações que os jornais nos repassam, os  resultados  de todo  tipo de pesquisas, validade dos trabalhos científicos; não acreditar nas previsões meteorológicas, etc.  É evidente que freqüentemente  podemos ser vítimas de mentiras e enganados pelos aproveitadores. Mas, de modo geral, aceitar tudo isso exige a fé! Então, vemos que mesmo neste sentido básico (e pouco fixado na nossa consciência),  constantemente baseamos muita coisa na fé – para poder viver. Mesmo quando se trata apenas desta vida cotidiana, contida dentro dos limites da matéria e do experimental, fica evidente a necessidade de se apoiar na fé, não  é verdade?  

Mas a vida humana transcende os limites da matéria: somos corpo e alma. No fundo do nosso ser almejamos algo muito além da nossa vida aqui. Somos peregrinos nesta terra em busca da felicidade plena. E sentimos que o que encontramos durante esta caminhada nunca nos totalmente satisfaz. O nosso caminho de busca aponta na direção de Deus.

Tentamos compreender o mundo, a nós mesmos, a nossa vida. Perguntamos pelo sentido da vida, por que e para que estamos aqui. Às vezes não achamos respostas. Como uma mosca que pousou na tela de um quadro  pintado à óleo por um pintor famoso  pode ‘ver’ somente os pigmentos de tinta e formas  endurecidas deixadas pelo pincel,  assim  também nós vamos enxergar  e  julgar  a  nossa  vida, se apenas  estivermos  admitindo a sua dimensão material e passageira.  Algumas pessoas  podem  julgá-la um absurdo.  Mas  as respostas  certas existem.

Para poder  ver a beleza do “quadro da vida” e perceber que a vida humana  existe para ser  uma obra de arte , fazendo a parte da criação, é necessário  abranger  tudo com o olhar da fé, ou seja,  saber olhar para a vida como quem contempla um quadro de arte -  de uma certa distância necessária. O que nos permite fazer essa experiência é a fé.  

Mas, nesta altura muitas novas perguntas surgem, uma puxando a outra: de qual Fé estamos falando?  A fé nos leva a Deus – como encontrar Ele?  O que sabemos realmente sobre Jesus Cristo? Quanta coisa que se fala e se faz hoje evocando a Palavra de Deus e, na verdade,  não tem nada a ver com Jesus Cristo. E eu, como fico?  

Assim como eu, certamente muitas outras pessoas pensam e procuram entender cada vez mais essas questões.  Nas outras futuras postagens pretendo continuar a minha  reflexão simples e imperfeita, mas  que não deixa de ser uma expressão dos meus pensamentos em busca de melhor compreensão de tudo o que me cerca e que faz parte da minha vida. 

Quem quiser me acompanhar, será sempre bem vindo!  A caminhada é nossa.


*******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário