Todo ano o mesmo panorama! Assistimos a mesma ‘encenação’, da qual nós mesmos também participamos: preparativos para as festas, presentes, compras, compras, compras..! O “palco” já estava armado no mês de Novembro, e a cada ano começa mais cedo. O comércio aposta no sucesso, já tem previsões de quanto lucro se espera desta vez. Daqui a alguns dias teremos o Natal, o Fim do Ano, o Ano Novo! Quanta expectativa! Quanta alegria e excitação! Conscientemente ou não.
Hoje, a figura do papai Noel – transformada no ícone de Natal – é mais reverenciada que Jesus Cristo, sendo ele alguém que só aparece uma vez por ano, trazendo ilusão e descrença. Um velho gordo, vestido de vermelho, com barba branca e gritando: ho! ho! ho! (Poucos sabem que ele quase nada tem a ver com o São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, que mesmo enfrentando as perseguições manteve-se firme em prestar auxílio a crianças e outros necessitados).
Até mesmo os que não têm fé nenhuma em Deus e outros para os quais Jesus Cristo é um desconhecido – também fazem a festa... Que coisa, hein? Celebra-se Natal porque a sociedade nossa tem raízes cristãs – constatamos. E, também, porque aqui se gosta, e gosta muito de festas!
Mas, penso eu, a neurose que toma conta da multidão chega a ser absurda. O essencial do Natal “se perde”. Será que não é isso o que está acontecendo hoje?
Oxalá, o Espírito de Deus inunde a nossa vida, as nossas mentes e os corações com aquela luz, que anuncia a presença do recém-nascido Menino Jesus. Só assim o meu, o seu, o nosso Natal terá sentido!
WCejnog
O texto de Marcia Kennusar Gomes traz para nós uma bela reflexão:
O GRANDE DIA
Está chegando o dia.
Celebrações, festas, reuniões.
Pessoas correndo pelas ruas a procura de presentes.
Congestionamentos, buzinas, e palavras de baixo calão insultando uns aos outros.
Nas ruas das grandes cidades pessoas empurrando umas as outras. Lojas cheias, todos querendo o mesmo objeto.
Todos comprando para satisfazer seus egos.
Supermercado é a mesma coisa, nunca se viu tanta gente junta, disputam até o carrinho de compras.
Lojas enfeitadas, para chamar a atenção dos clientes, comprar, comprar, comprar.
Presente é bom de ganhar, mas para se dar presente não precisa de uma data especial. Porque, quando gostamos de alguém todo dia é dia para celebrar.
Então, acabamos esquecendo do aniversariante do dia, o nosso amado mestre Jesus.
Ele nem pede objetos materiais, não exige que compremos objetos para dar de presente, pois, o melhor presente é você, sua fé, sua crença, suas atitudes centradas no Bem Maior.
Este é um presente que poucos distribuem entre si. Poucos sabem olhar nos olhos de alguém e dizer muito obrigado, você é especial para mim. O verdadeiro presente não está a venda nas prateleiras de uma loja, ou na saciedade da comida em um supermercado, não é uma mesa cheia de comida que representa a vida, mas um coração cheio de Amor que transmuta tudo.
O melhor presente está aí dentro de você, é você mesmo(a). Acreditar em si, vencer as barreiras que a vida impõe, superar obstáculos.
E sempre poder lembrar e celebrar dentro de nós o nosso menino Jesus.
Que nesta data especial você comungue com ele, dos mesmos ideais, para que todos os dias do ano, a Vida celebre-se dentro de você.
E a alegria de poder compartilhar este sentimento sublime seja o verdadeiro presente para o nosso amado Mestre Jesus.
Abra a porta para ele entrar!
Muito Amor e Luz! (...)
******************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário