Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 24 de novembro de 2012

Festa de Cristo Rei. Quem é o rei da minha vida?



O ano litúrgico encerramos com a Festa de Cristo Rei.  É um momento adequado  para nós, cristãos, fazermos uma reflexão sobre a nossa missão neste mundo. Como batizados, temos o compromisso de sermos  testemunhas de Cristo, de vivermos a mensagem do Evangelho e levá-la para os “confins da terra” – isto é, para todo lugar.  Isso significa trabalhar para o reino de Deus!  Jesus, diante da autoridade de Pilatos diz: “Eu sou rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz» (Jo, 18, 37).

Nos dias de hoje, muitos cristãos falam e declaram que “Cristo é o Rei!”, mas na sua vida diária ou na vida da sociedade – parece que nem se lembram dessas palavras – como se servissem a outro rei...!  E será que não servem...?  Quais são as causas disso: acomodação, ignorância, uma fé sem convicção e sem compromisso, a vantagem de ser um cristão apenas de “etiqueta”?   Tantas outras perguntas....! Cada um de nós precisa encontrar a sua própria resposta.

Trago aqui,  no blog Indagações, o comentário de  Asun Gutiérrez Cabriada  sobre o texto do Evangelho segundo João (18, 33b-37), onde Jesus afirma que é Rei e fala do seu Reino. Muito bom!
Não deixe de ler.
WCejnog

[Os interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat:  http://www.benedictinescat.com/montserrat/imatges/DomXtReiB12port.pps    Trabalho muito bonito!]




“O Reino de Deus é um mundo novo
no qual o sofrimento foi abolido,
um mundo totalmente redimido
ou de seres humanos salvos
que convivem sob o império da paz
e na ausência de toda a relação
senhor-escravo”

E. Schillebeeckx


Cristo, Rei?

A festa de Cristo-Rei do Universo foi  instaurada por Pio XI em 11 de  Março de 1925.
Corriam na Europa ares anticlericais e republicanos.  Pretendia-se, com esta festa afirmar a soberania de Cristo e da Igreja Católica  em todas as esferas da vida humana.
O Concílio Vaticano II modificou o sentido desta Solenidade.



Evangelho segundo João (18, 33b-37):

Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus:
«Tu és o rei dos Judeus?».
Jesus respondeu-lhe:
«É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?».
Disse-lhe Pilatos:
«Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste?».
Jesus respondeu:
«O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».

Jesus respondeu:
«O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».
Disse-Lhe Pilatos:
«Então, Tu és rei?».
Jesus respondeu-lhe:
«É como dizes: sou rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

 
Comentário

Naquele tempo, disse Pilatos a Jesus:
«Tu és o rei dos Judeus?».

Para Jesus o Reino de Deus, o que Ele esperava e anunciava, é aquele que acontece quando reina Deus, em vez de outro poder qualquer. Significa que a paz, a justiça e o amor reinam entre os seres humanos e na natureza.
O reino de Deus, tema central da mensagem alegre de Jesus, baseia-se nas Parábolas e nas Bem-aventuranças e responde ao projeto de Deus para a humanidade.
Se a esperança ativa do reino de Deus foi o decisivo, o fundamental para Jesus, assim tem de ser também para nós.
Jesus respondeu-lhe:
«É por ti que o dizes, ou foram outros que to disseram de Mim?».
Disse-lhe Pilatos:
«Porventura eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste?».


O que Ele fez foi consolar, escutar, perdoar, curar, libertar, acolher, tocar leprosos, dar de comer, exercer o seu poder lavando os pés a todos, devolver bem por mal, praticar a compaixão e a misericórdia, oferecer alegria, esperança e paz, anunciar que, finalmente, se vai  implantar a justiça, a proteção, a ajuda às pessoas empobrecidas, marginalizadas, oprimidas, indefesas.

Esta é a promessa melhor que se pode oferecer ao mundo e, ao mesmo tempo, a maior ameaça para a ordem estabelecida.

Jesus respondeu:
«O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que Eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui».

O reino de Jesus, reino de justiça, paz e serviço, deve crescer no meio das pessoas e do mundo.
Jesus não fugiu do mundo nem convida ninguém a fugir dele.
“O meu reino não é deste mundo” não deve levar-nos a nos despreocuparmos e a nos evadirmos. Somos chamados a colaborar na construção dum Reino que não se identifica com os poderes deste mundo e que temos que começar a realizar nele. A isso se dedicou Jesus.

Disse-lhe Pilatos:
«Então, Tu és rei?».

Pilatos insiste. Jesus responde sem evasivas. Se sou rei. Para isso vim. Para instaurar um reino de paz e fraternidade, de justiça e respeito pelos direitos e a dignidade de todos. Reinado que não é só para o futuro, que está presente desde já.  “O seu domínio é eterno” (Dan 7, 14).

Quem é o rei da minha vida? Que reis permito que me tirem a liberdade?
Quem ou o quê determina a minha vida?
Há muitos reis, muitos deuses dispostos a impedir que eu seja pessoa livre, consciente, solidária,  comprometida...
Passe o que se passar, tenho a capacidade e a sorte de poder escolher e decidir quem quero que reine em mim?
Jesus respondeu-lhe:
«É como dizes: sou rei. Para isso nasci e vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz».

Jesus identifica a sua realeza com a sua missão. Testemunho e serviço. O poder cria domínio, uniformidade, produz despersonalização e submissão.  A  força do testemunho e o serviço não domina, nem se impõe, nem castiga, nem condena, nem excomunga, mas que convence, cria igualdade, liberdade e unidade na diversidade, cria autêntica comunhão.

Escutar Jesus não é só ouvir, mas comprometer-se com a sua Pessoa e a sua forma de atuar. Põe em nossas mãos a tarefa de construir o seu Reino no mundo e na vida dos homens e mulheres, transformando-o de acordo com o desejo de Deus.


Venha o teu reino

Que venha o teu Reino,
esse mundo novo que ansiamos.
Que venha depressa.
Levamos mil anos esperando-o.
Ah! Se nos enviasses o teu alento vivo e luminoso
que torna gente solidária até das pedras.
Com ele construiremos o teu Reino.

Patxi Loidi

Nenhum comentário:

Postar um comentário