Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 10 de novembro de 2012

Hipocrisia e egoismo aos olhos de Jesus. A oferta da pobre viúva. Que valor têm?



Jesus observa o comportamento e as atitudes das pessoas. Fala às multidões. As suas palavras são claras e diretas. Jesus ensina. Critica duramente a hipocrisia, soberba e egoísmo do homem. As moedinhas da pobre viúva, depositadas na urna com humildade valem, aos olhos de Deus, mais que as ofertas dadas de “sobras”.
É o episódio muito conhecido, do Evangelho segundo Marcos.

Certamente já ouvimos muitos comentários sobre esse quadro. Mas a riqueza da Palavra de Deus é inesgotável. Sempre que  nos dispomos a “parar” para meditá-la, ela  pode  mostrar-nos  novos conteúdos. E isso é maravilhoso!

Trago aqui,  no blog Indagações, o comentário de  Asun Gutiérrez Cabriada, que fala sobre esse episódio do Evangelho.
Não deixe de ler.
WCejnog

[Os interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat:   http://www.benedictinescat.com/montserrat/imatges/Dom32B12port.pps   Trabalho muito bonito!]


Jesus aproveita qualquer situação para apresentar as mulheres como modelos de fé, generosidade ou entrega desinteressada.
Uma pobre viúva, uma doente crônica ou uma mãe pagã desesperada podem ser um exemplo a seguir por todos.
Marcos fala-nos duma cena comovedora.
Uma pobre viúva aproxima-se silenciosamente de uma das três arcas do tesouro colocadas no recinto do templo.
Muitos ricos depositam quantidades importantes. Quase envergonhada, ela dieta as suas duas moedinhas de cobre, as mais pequenas que circulam em Jerusalém. O seu gesto não foi observado por ninguém.
Mas frente às arcas está Jesus que presencia tudo. Comovido, chama os seus discípulos.
Quer ensiná-los algo que só se aprende da gente pobre: dar algo mais que as sobras.
A atuação desta mulher é um exemplo dessa fé que falta entre os seus seguidores mais próximos.

José Antonio Pagola.
Jesus: uma abordagem histórica


Estamos na última semana da vida de Jesus. A cena situa-se no Templo de Jerusalém, centro do poder religioso, econômico e político, frente à Arca do Tesouro, onde se depositam as ofertas.
Jesus coloca-se do lado dos que servem a Deus com generosidade, confiança e simplicidade e contra a religiosidade oficial.  Rejeição que O levará à cruz.


Evangelho segundo Marcos  (12, 38-44)

Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão:
- “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”.
Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.
Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse:
- “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo  que possuía para viver”.


COMENTÁRIO
 “Vivemos dando o que nos sobra ou sabemos também dar - partilhar o fundamental da nossa vida...?”
   
“Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”

Jesus continua a desmascarar e a desautorizar os mestres da lei, os profissionais da Escritura, no aspecto doutrinal e na sua ética. Adverte que convém guardar-se das atitudes que os caracterizam: ambição, hipocrisia,  vaidade e busca de honrarias e poder. Critica duramente os que, com a desculpa da religião, se aproveitam da ignorância das pessoas e, às vezes também, das suas fortunas com o pretexto de obras piedosas.

O templo era muito grande. Jesus sabe escolher o lugar adequado para poder ver o importante, o que não seria possível ver noutra posição.

Com Jesus olho, observo, contemplo. Para aprender a olhar como Ele olha.
Para dirigir os meus olhos para onde Ele os dirige. Para tentar descobrir o que Ele descobre. Para me deixar surpreender pela grandeza dos detalhes de cada dia.

É motivo de grande alegria saber que Jesus vê mais além das aparências, fixa-se no fundamental.

“Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo  que possuía para viver”

Jesus elogia, e dá como exemplo, a generosidade silenciosa dessa mulher pobre, a sua entrega total, a sua confiança  e o seu abandono nas mãos de Deus.
Não tem vestes especiais, não ocupa lugares de honra nem quer reverências,
passa despercebida para todos. “Só” Jesus a vê.

Jesus recomenda dar e partilhar o que necessitamos para viver: bens materiais, descanso, alegria, esperança, tempo, cultura, esperança, bondade, solidariedade, amor...

 As palavras de Jesus convidam-nos a nos perguntarmos se vivemos dando o que nos sobra ou sabemos também dar - partilhar o fundamental da nossa vida.

  
As coisas pequenas

Um copo de água grátis,
dois minutos a ajudar a atravessar a rua,
essas tardes com grupos marginais,
umas horas escutando solidões,
uma compra a menos...

Essas coisas simples
não acabam com a pobreza,
não tiram do subdesenvolvimento,
não repartem os bens,
não socializam os meios de produção,
não espoliam as grutas de Ali-Bábá,
não invertem a ordem, não mudam as leis...

Mas desencadeiam a alegria de fazer
e mantêm vivo o borralho
do teu querer e do nosso dever.

Ao fim e ao cabo,
atuar sobre a realidade, e transformá-la
mesmo que seja só um pouquinho,
é a única maneira de mostrar
que a realidade é transformável.

Senhor da história e da vida,
não seja eu quem menospreze
e deixe sem fazer as coisas pequenas
de cada dia.

 (Ulibarri Fl)



Nenhum comentário:

Postar um comentário