Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

“Não foram dez os que ficaram curados? Onde estão os outros nove?” (Lc 17, 17) – Comentário de Asun Gutiérrez Cabriada. Muito bom!



O comentário de Asun Gutiérrez Cabriada sobre o texto Lc 17, 11-19, que trago hoje para o blog Indagações, pode ser uma preciosa ajuda para entendermos melhor as palavras de Jesus e refletirmos sobre as nossas próprias atitudes no nosso dia a dia. É uma leitura fácil e proveitosa.

Não deixe de ler.

WCejnog


[Os interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat: Benedictinascat/Montesserrat. Trabalho muito bonito!]


Jesus contagia saúde e vida.


A terapia que Jesus põe em marcha é a sua própria pessoa:o seu amor apaixonado à vida, o seu acolhimento entranhável a cada doente, a sua força para regenerar a pessoa a partir das suas raízes, a sua capacidade de contagiar a sua fé na bondade de Deus.

O seu poder para despertar no ser humano energias desconhecidas cria as condições que tornam possível a recuperação da saúde.

A cura que a chegada do reino de Deus suscita é gratuita, e assim a terão que dar também os seus discípulos.



José Antonio Pagola.

Jesus: uma abordagem histórica.




COMENTÀRIO
        Jesus, Mestre, tem compaixão de nós.

Os judeus desprezavam os leprosos, consideravam-nos impuros, tanto legal como religiosamente, e eram expulsos da comunidade civil e do culto. Deviam viver em lugares isolados, para não contaminar os outros. Sofriam marginalização moral, social e religiosa.



Jesus aproxima-se deles e eles aproximam-se de Jesus, apesar da proibição da lei. Encontrar-se com Jesus é sempre ponto de partida, estímulo de esperança.



Nós, cristãos, suscitamos nas pessoas marginalizadas e rejeitadas, a confiança e a esperança que encontravam em Jesus? Aproximamo-nos delas? Com que atitude?

Ao vê-los, Jesus disse-lhes:
Ide mostrar-vos aos sacerdotes.
E sucedeu que no caminho ficaram
limpos da lepra.
Um deles, ao ver-se curado,
voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,
e prostrou-se de rosto em terra
aos pés de Jesus, para Lhe agradecer.
Era um samaritano.

Os leprosos judeus admitem no seu grupo um leproso samaritano. A dor irmana-os.

A cura não se realiza logo, mas enquanto iam a caminho. O texto mostra o contraste entre a lei e a fé. Dos dez leprosos, nove limitam-se a cumprir a lei, permanecem no velho e caduco sistema de vida anterior. O seu coração não mudou nada. Só um deles, o samaritano, o impuro e pagão, que está curado, não necessita que ninguém certifique a sua cura, interrompe o velho caminho para o templo, converte-se e volta louvando a Deus. É o único que corresponde ao projeto libertador de Jesus.

Jesus, tomando a palavra. disse:
Não foram dez os que ficaram curados?
Onde estão os outros nove?
Não se encontrou quem voltasse
para dar glória a Deus
senão este estrangeiro?

Se a única oração que dissesse em toda a vida fosse: “OBRIGADO!”, bastaria.

(Eckhart)

De que “lepras” me limpa o encontro com Jesus?

De que “lepras” limpo as pessoas que encontro no caminho?

Que atuações de Jesus na minha vida me movem a dar graças?

É mais fácil para mim a oração de petição que a de louvor e ação de graças?

Limito-me a pedir ou também a louvar, admirar, contemplar e agradecer?

Que a nossa vida se converta em permanente e entusiasta ação de graças, ao nos convertermos, pela fé em Jesus, em pessoas livres e libertadoras.

E disse ao homem:
Levanta-te e segue o teu caminho;
a tua fé te salvou.

Jesus não diz: “Eu te salvei”.

A fé, que vê e agradece, torna possível a cura integral. As palavras de Jesus ,“levanta-te”, “põe-te de pé”, são um convite ao seguimento.

Como o samaritano, devemos “levantar-nos e andar”, atuar de acordo com o amor gratuito recebido, mostrando-o, de maneira especial, a todas as pessoas rejeitadas e marginalizadas pelo sistema social, político e religioso, dando grátis o que recebemos grátis.

Como Jesus.


Oração duma leprosa

Tu, Senhor, vieste, pediste-me tudo e eu tudo entreguei.
Gostava de ler, e agora estou cega. Gostava de passear pelo bosque e agora as minhas pernas estão paralisadas.
Gostava de colher flores, sob o sol da primavera, e agora não tenho mãos.
Olha, Senhor, como ficou o meu corpo outrora tão belo.
Mas não me revolto. Dou-Te graças. Te darei graças por toda a eternidade, porque, se morrer esta noite, sei que a minha vida foi maravilhosamente plena.
Vivi o Amor e fiquei muito mais cheia de tudo quanto o meu coração pôde ansiar. Pai, que bom foste com a tua pequena Verônica..!
Esta noite, Amor meu, te peço pelos leprosos do mundo inteiro.
Peço-Te, sobretudo, pelos que a lepra moral abate, destrói, mutila e destroça. É sobretudo a eles a quem amo e por quem me ofereço em silêncio, porque são meus irmãos e irmãs.
Ofereço-Te a minha lepra física para que eles não conheçam o tédio, a amargura e a frieza da lepra moral.
Sou tua filha, meu Pai; leva-me pela mão como uma mãe leva o seu filinho.
Aperta-me contra o teu coração como um pai faz ao seu filho.
Afunda-me no abismo do teu coração, para habitar nele, com todos os que amo, por toda a eternidade.

Verônica 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário