Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

domingo, 20 de outubro de 2013

“Quando vier o Filho do Homem, encontrará esta fé na terra?” – Artigo de José Antonio Pagola.



 “Não fará Deus justiça aos Seus eleitos que lhe gritam dia e noite?”   (Lc 18,8)

Trago para o blog Indagações mais uma reflexão curta, porém, muito concreta, que pode nos ajudar muito a entender o ensinamento de Jesus Cristo. De autoria do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola, foi  publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Não deixe de ler.

WCejnog
IHU  Notícias
Sexta, 18 de outubro de 2013.

Continuamos a acreditar na justiça?

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (18, 1-8) que corresponde ao 29º Domingo do Tempo Ordinário, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto


Lucas narra uma breve parábola indicando-nos que Jesus contou-a para explicar aos seus discípulos “como tinham que orar sempre sem desanimar”. Este tema é muito querido ao evangelista que, em várias ocasiões, repete a mesma ideia. Como é natural a parábola foi lida quase sempre como um convite para cuidar da perseverança da nossa oração a Deus.

No entanto, se observamos o conteúdo do relato e a conclusão do mesmo Jesus, vemos que a chave da parábola é a sede de justiça. Até quatro vezes se repete a expressão “fazer justiça”. Mais que modelo de oração, a viúva do relato é exemplo admirável de luta pela justiça no meio de uma sociedade corrupta que abusa dos mais fracos.

O primeiro personagem da parábola é um juiz que “não teme a Deus nem lhe importam os homens”. É a encarnação exata da corrupção que denunciam repetidamente os profetas: os poderosos não temem a justiça de Deus e não respeitam a dignidade nem os direitos dos pobres. Não são casos isolados. Os profetas denunciam a corrupção do sistema judicial em Israel e a estrutura machista daquela sociedade patriarcal.

O segundo personagem é uma viúva indefesa no meio de uma sociedade injusta. Por um lado, vive o sofrimento dos atropelos de um “adversário” mais poderoso que ela. Por outro, é vítima de um juiz a quem não lhe importa em absoluto a sua pessoa nem o seu sofrimento. Assim vivem milhões de mulheres de todos os tempos na maioria dos povos.

Na conclusão da parábola, Jesus não fala da oração. Antes de qualquer coisa, pede confiança na justiça de Deus: “Não fará Deus justiça aos Seus eleitos que lhe gritam dia e noite?”. Estes eleitos não são “os membros da Igreja”, mas os pobres de todos os povos que clamam pedindo justiça. Deles é o reino de Deus.

Então Jesus faz uma pregunta que é todo um desafio para os Seus discípulos: “Quando vier o Filho do Homem, encontrará esta fé na terra?”. Não está pensando na fé como adesão doutrinal, mas na fé que alenta a atuação da viúva, modelo de indignação, resistência ativa e coragem para reclamar justiça aos corruptos. 

É esta a fé e a oração dos cristãos satisfeitos das sociedades do bem-estar? Seguramente, tem razão J. B. Metz quando denuncia que na espiritualidade cristã há demasiados cânticos e poucos gritos de indignação, demasiada complacência e pouca nostalgia de um mundo mais humano, demasiado consolo e pouca fome de justiça.




Nenhum comentário:

Postar um comentário