Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

domingo, 11 de maio de 2014

“Em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas.” (Jo 10,7) – Comentário bíblico de M. Asun Gutiérrez.



“Em verdade vos digo: Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10, 9-10)
  
O comentário bíblico de M. Asun Gutiérrez Cabriada sobre o texto Jo 10, 1-10  é  muito interessante. É uma excelente oportunidade para compreendê-lo melhor e fazer uma boa reflexão.
WCejnog

Obs.: Os interessados podem  ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o  site das Monjas Beneditinas de Montserrat.  www.benedictinescat.com/montserrat Trabalho muito bonito!



Ao longo dos séculos milhões de pessoas veneraram o nome de Jesus; mas muito poucas o compreenderam, e menor ainda foi o número das que tentaram pôr em prática o que Ele quis que se fizesse.
Albert Nolan  

Para compreender bem o texto (Jo 10, 1-10), é necessário situá-lo no seu contexto.
Está unido e é consequência do capítulo anterior dedicado ao cego de nascença. De pano de fundo tem um conflito e umas acusações muito duras de Jesus aos dirigentes religiosos.

Os falsos pastores expulsam o cego da sinagoga. Jesus, pelo contrário, é Quem faz o encontrar e acolhê-lo.
(Jesus não excomunga ninguém).
O contexto não é nada idílico mas está cheio de tensão.

Comentário

Naquele tempo, disse Jesus:
“Em verdade, em verdade vos digo:
aquele que não entra no aprisco das ovelhas
pela porta, mas entra por outro lado,
é ladrão e salteador.
Mas aquele que entra pela porta
é o pastor das ovelhas.
O porteiro abre-lhe a porta
e as ovelhas conhecem a sua voz.

Jesus critica e denuncia os dirigentes religiosos que não servem as pessoas mas que se servem delas para o seu próprio proveito.
É fundamental escutar a voz de Jesus, segui-l’O e imitá-l’O.
Saber distinguir a sua voz no meio de tantas vozes, tantas palavras, tantos ruidos...  Necessito recuperar a capacidade de escuta?
Escuto a minha voz interior?
Escuto os outros?

Jesus satisfaz o desejo profundo de toda a pessoa: que haja alguém que a conheça de verdade, em quem poder confiar plenamente.

Preocupo-me, como Jesus, em conhecer e respeitar a cada pessoa e as suas circunstâncias... ou trato-as “gregariamente”?

Não é suficiente escutar a sua voz, é preciso reagir e segui-l’O.
Ele vai sempre à frente. Segui-l’O é conhecer a sua voz, pôr-se, com Ele e como Ele, ao serviço da humanidade, sabendo que é possível um mundo mais justo, mais humano, mais digno e mais feliz para todos.
Jesus não enclausura as suas “ovelhas”, tira-as para fora da instituição, não necessitam de redil.

Ele chama cada uma delas pelo seu nome
e leva-as para fora.
Depois de ter feito sair
todas as que lhe pertencem,
caminha à sua frente
e as ovelhas seguem-no,
porque conhecem a sua voz.
Se for um estranho, não o seguem,
mas fogem dele,
porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jesus apresentou-lhes esta comparação,
mas eles não compreenderam
o que queria dizer.
Jesus continuou:
- Em verdade vos digo:
Eu sou a porta das ovelhas.

Jesus é porta aberta ao acolhimento, à ternura, à gratuidade, à plenitude, à vida. Porta fechada a toda a opressão e injustiça.
Para entrar por essa Porta há que adaptar-se às medidas de Jesus, viver segundo o seu estilo.
Ele diz-nos que é Porta, Caminho, Verdade, Vida, Pão, Luz, Água viva, Ressurreição...
Se sabemos como é Jesus, a sua vida, a sua atuação, a sua recomendação, sabemos qual é a nossa única, magnífica e entusiasmante tarefa: estarmos parecendo com Ele e atuarmos como Ele.

Aqueles que vieram antes de Mim,
são ladrões e salteadores.
Mas as ovelhas não os escutaram.

Jesus condena a má gestão dos dirigentes religiosos e compreende a rejeição que provocam e que não se lhes faça caso.
Ai de vós mestres da lei, que vos apoderastes da chave da ciência. Não entrais vós, e impedistes os que queriam entrar (Lc 11,52).

Eu sou a porta.
Quem entrar por Mim será salvo:
é como a ovelha que entra e sai
do aprisco e encontra pastagem.
O ladrão não vem senão para roubar,
matar e destruir.
Eu vim para que as minhas ovelhas
tenham vida e a tenham em abundância.

Jesus é o único Pastor, os outros aprendemos d’Ele a trabalhar para que todas as pessoas tenham vida e a tenham em abundância.
Compete-nos tornar presente Jesus no mundo, vivendo como Ele viveu, prosseguindo a tarefa da construção do Reino que Ele começou.
As pessoas têm um olfato especial para apreciar a autenticidade e captar “os mercenários”. Quando alguém se esquece totalmente de si mesmo pelos outros, demonstra que está a tocar a Verdade. Convence. Como Jesus.

Da minha confiança em Jesus
vem a minha fé no seu Deus.
De nenhuma outra fonte
.

José Enrique Ruiz de Galarreta

Na comunidade de Jesus não há dirigentes e dirigidos, pastores e ovelhas. A passagem evangélica fala-nos do Bom Pastor que é Jesus e do povo de Deus, no qual todos somos corresponsáveis. Se é mau sentir-se “pastor”, considerando os outros membros da comunidade “ovelhas”, não é melhor sentir-se “ovelha”, considerando a outros membros “pastores”.

Essas falsas e anti-evangélicas atitudes não ajudam a construir nem a comunidade nem o Reino de Jesus.
“Não vos deixeis chamar Mestre. Nem chameis a ningém vosso pai. Nem vos deixeis chamar preceptores... Porque Um só é vosso Mestre, um só é vosso Pai, o do céu, e todos vós sois irmãos” (Mt 23,)


 O Senhor é meu Pastor

O Senhor é meu pastor, nada me falta.
Em verdes prados me apascenta,
me conduz a fontes de descanso
e restaura as minhas forças.

Conhece os meus projetos e entusiasmos,
me guia por caminhos de justiça,
me mostra os tesouros da vida
e assobia canções de alegria,
por amor do seu nome.

Cada dia, com graça renovada,
pronuncia o meu nome com ternura
e me chama para junto d’Ele.
O Senhor é meu pastor.


O Senhor é o único líder que não avassala!
Ele faz honra ao seu nome
dando à nossa vida dignidade e grandeza.

Nada temo dos profetas de calamidades,
nem da tirania dos poderosos,
nem do sussurro dos medíocres.
Porque Tu vais comigo!

Preparaste um banquete de amor fraterno
para celebrar o meu caminhar pelo mundo.
Nele me revelas quem são os teus preferidos
e quais têm de ser os meus caminhos do futuro.
Graças ao Senhor que me cria,
sustêm e guia com a sua presença cheia de Vida!


Ulibarri, Fl.


Nenhum comentário:

Postar um comentário