Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (Jo 14, 5) – Comentário bíblico de M. Asun Gutiérrez. Muito bom!



Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele". (Jo 14, 21-23)


O comentário bíblico de M. Asun Gutiérrez Cabriada sobre o texto Jo 14, 15-24  é  muito bem feito. Para quem procura compreender melhor a mensagem contida na Bíblia, esta é uma excelente oportunidade de fazer uma proveitosa leitura.
WCejnog


Obs.: Os interessados podem  ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o  site das Monjas Beneditinas de Montserrat. www.benedictinescat.com/montserrat .  Trabalho muito bonito!



Convido-te a dizer: Creio no Espírito de Deus que habita em todos os seres.
Sim, crê no Espírito Santo de Deus que moveu Jesus.
Ele mora no mais íntimo de ti, e tu moras n’Ele.
Ainda que tu não acertes em O acolher, Ele te acolhe sempre, te compreende,
e te abriga docemente, como uma mãe.
Crê no Espírito de Deus que é a alma de Jesus,
a alma de cada comunidade cristã, a alma do mundo,
a alma da nossa alma, a alma de cada criatura.
Crê no Espírito de Deus que continua a criar o mundo 
até o tornar templo de Deus.
Sente-te acompanhado/a pelo Espírito consolador de Deus!

José Arregi.


Comentário

Se me amardes,
guardareis os meus mandamentos;

O único mandamento de Jesus consiste em amar. A palavra e o amor estão muito relacionados.

Quem ama, escuta. Ninguém escuta se não ama.

Quem ama acolhe as palavras e os desejos da pessoa amada. 
Jesus mostra-nos que o amor a Deus e ao próximo  não é uma questão de obediência ou dever nem uma carga ou uma lei; é a resposta agradecida e feliz ao amor incondicional e amoroso do Pai.
Vivo amando ou “cumprindo”?

E eu pedirei ao Pai,
que vos dará outro Defensor,
para estar sempre convosco:
o Espírito da verdade,
que o mundo não pode receber,
porque não O vê nem O conhece,
mas que vós conheceis,
porque habita convosco
e está em vós.

Se vos deixais guiar pelo
Espírito não estais sob o domínio da lei
”.
Gálatas, 5-18

O quarto Evangelho é o único que dá ao Espírito o nome de “paráclito”: consolador, advogado, hóspede, defensor, animador, protector, solidário, iluminador... no processo da fé. O Espírito é quem torna possível a memória de Jesus, das suas palavras e das suas obras. Faz-nos viver a partir da alegria e da esperança e nos capacita para actualizar a palavra e a obra de Jesus ao longo da história.
Ser cristão é deixar-se guiar pelo Espírito de Jesus, descobrir e viver cada dia a novidade e a surpresa de Jesus, a novidade da sua Boa Notícia.

Estou aberto ao Espírito? Creio n’Ele? Deixo-me guiar por Ele? Ou busco falsas seguranças como a lei, a norma, o que todos fazem, a rotina..?



O Espírito de Jesus torna-nos livres, ajuda-mos a eliminar todos os medos  e nos converte em defensores, companheiros, advogados... de quem o necessite.

Não vos deixarei órfãos: 
voltarei para junto de vós.


O Espírito de Jesus continua conosco, com toda a humanidade. 

Está presente onde as pessoas contagiam e dão amor, amabilidade, carinho, bondade, coerência, luz, solidariedade, serviço, fé, confiança, alegria, esperança, paz...

Se nos sabemos e sentimos incondicionalmente queridos e acompanhados, caminharemos pela vida acompanhando e amando os outros. 

Isso é dar verdadeiro “culto ao Senhor” (1 Pedro 3, 15).

Daqui a pouco o mundo já não me verá,
mas vós ver-me-eis,
porque eu vivo e vós vivereis.

Me vereis, no vosso coração, na comunhão com os irmãos, na palavra acolhida, na oração contemplativa.
Me vereis, na pessoa empobrecida, encarcerada e necessitada, em todas as alegrias, tristezas, anseios...
Vivereis,    quem me vê se enche  de luz, de verdade, do meu espírito de vida e de bondade, renova seu agradecimento, suas expectativas e sua esperança, encontra mais força para viver, para servir, para semear.
Vivereis, quem me vê não morre, fica contagiado de eternidade.

Nesse dia reconhecereis que eu estou no Pai
e que vós estais em mim e eu em vós. 
Se alguém aceita os meus mandamentos
e os cumpre, esse realmente me ama. 
E quem me ama será amado por meu Pai
e eu amá-lo-ei e manifestar-me-ei a ele.

O núcleo do quarto evangelho é que Deus, mediante Jesus, entrou definitivamente na história, aproximando-Se do ser humano para partilhar com ele amorosamente a sua vida.  Jesus revela a admirável e estreita união que existe entre Ele, o Pai, próximo, cheio de ternura e toda a humanidade.



O Espírito de Jesus leva-nos a viver uma relação com Deus, com os seres humanos, com a natureza, baseada no amor.
Sentir-se incondicionalmente amado e amar incondicionalmente é a maior fonte de paz e de alegria.  A bondade e o amor desconcertante do Pai tem de traduzir-se em atos, numa atitude semelhante em seus filhos. Neste caso, as filhas e os filhos devem parecer-se a seu Pai. Como Jesus.

Cantores e loucos

O Espírito nos dará loucura.
E a loucura suscitará cantores.
E encherão o mundo.
E gritarão contra a ordem estabelecida,
e contra os cálculos,
e contra as medidas,
e contra os que fazem as contas ao cêntimo.
Os cantores darão outro ar ao mundo,
outra cor,
outra vida.
Matarão a morte da gravidade puritana
e a rigidez escravagista do capital.
Não lhes dará vergonha estar loucos.
Nos trarão o ar fresco de Jesus.
Onde há um louco?

Patxi  Loidi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário