Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

“Eu sou o caminho, a verdade, e a vida.“ (Jo 14,6) – Comentário bíblico de M. Asun Gutiérrez. Vale a pena ler!



“Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim.” (Jo 14,1)

O comentário bíblico de M. Asun Gutiérrez Cabriada sobre o texto Jo 14, 1-12 é  muito interessante. É uma boa oportunidade para compreender melhor esse texto e fazer uma proveitosa reflexão.
WCejnog

Obs.: Os interessados podem  ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o  site das Monjas Beneditinas de Montserrat.  www.benedictinescat.com/montserrat Trabalho muito bonito!


Se a vida de Jesus vale a pena, vale a pena crer no Deus que Jesus nos revela e nos narra com a sua vida.
Aquilo que Jesus sente, diz, faz... tudo isso é provocado por Deus.
Deus é luz em seus olhos, calor em seu coração, energia em suas mãos.
Tudo vê iluminado por Deus, tudo percebe movido por Deus, tudo faz movido por Deus.
Para nós, cristãos, não há ninguém que nos mostre, como Jesus, que vale a pena crer em Deus.
Revela-nos que Deus é pura amizade e proximidade, ternura e solidariedade, e que cada pessoa e cada criatura constituem a dor e a felicidade de Deus.
Crer em Deus é viver a comunhão, a confiança e o consolo de Deus, e propagá-los com a vida.
Assim acreditou Jesus.

José Arregi.


Comentário

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
 “Não se perturbe o vosso coração.
Se acreditais em Deus,
acreditai também em Mim.
Em casa de meu Pai há muitas moradas;
se assim não fosse, Eu vo-lo teria dito.
Vou preparar-vos um lugar
e virei novamente para vos levar comigo,
para que, onde Eu estou, estejais vós também.

O texto faz parte do “discurso de despedida”.  Jesus convida-nos, com palavras de consolo e esperança, a não dar espaço na nossa vida à inquietação nem à tristeza. Anima-nos a buscar o sossego, a luz e a força na fé.
Ele esquece-se dos seus problemas para reconfortar os seus amigos constrangidos pela iminente despedida e pela grande decepção que lhes causa o que julgam ser o fracasso do projeto de Jesus.
A despedida de Jesus não é nem triste nem definitiva.

Para onde Eu vou, conheceis o caminho..
Disse-lhe Tomé:
- Senhor, não sabemos para onde vais:
como podemos conhecer o caminho?

Tomé confessa a sua ignorância da meta e do caminho a seguir.
Jesus explica-lhe e nos explica quem é o Caminho, como, até onde caminhar.
A meta é o Reino, que está sempre mais além e que já começou.
O Caminho conduz-nos à Casa, à segurança, à paz, à felicidade plena.
A meta é estar onde está Jesus. Estar com Ele.
Estamos em caminho, Jesus acompanha-nos. 

- Eu sou o caminho,
a verdade,
e a vida.

Jesus Ss nos oferece como sinal seguro no caminho da vida. Não vamos sem rumo, sem horizonte, não estamos perdidos. Conhecemos as pegadas a seguir, o sentido e a meta do nosso caminhar.
Também nós devemos ser caminho que facilite  a passagem d’Ele em direção à casa do Pai. Caminho especialmente aberto aos que neste mundo têm mais dificuldades no seu caminhar, angustiados pela injustiça e pela falta de solidariedade.
Somos chamados a ser verdadeiros e dar testemunho da verdade.
A verdade que faz pessoas livres e felizes.  Somos convidados a viver, a alegrar e melhorar a vida, a mostrar o Deus da vida. A fazer que tudo o que no mundo é caminho, verdade e vida, se vá transformando em quem é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Se me conhecêsseis, conheceríeis também o Pai.
Mas desde agora já O conheceis e já O vistes.

O Pai manifiesta-se em Jesus de maneira total e definitiva. Conheceremos o Pai se conhecemos realmente Jesus.

Conheço Jesus?

A misericórdia, a generosidade, a compaixão, a gratuidade, o amor incondicional e todos os sentimentos e atitudes de Jesus, são os sentimentos e maneira de atuar do Pai.
A comunhão entre o Pai e o Filho tende a prolongar-se em todos os crentes,  em toda a humanidade. 

Disse-lhe Filipe:
- Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta.
Respondeu-lhe Jesus:
- Há tanto tempo que estou convosco
e não me conheces, Filipe?

Ser cristão é crer em Jesus, crer a Jesus, viver como Ele  viveu. Acima de todo o catecismo, fórmulas, credos, lei, moral, rito...., o realmente decisivo  é o encontro com Jesus. Ir descobrindo, por experiência pessoal, a força, a alegria, a luz, a liberdade... que recebo de minha fé n’Ele. Sentir a partir da própria experiência que Jesus é verdadeiramente para mim o caminho, a verdade e a vida.
Contudo, perante as minhas dúvidas, os meus desejos, as minhas perguntas.... pode Jesus responder-me o mesmo que a Felipe?: Há tanto tempo que estou contigo e ainda não me conheces..?

Quem me vê, vê o Pai.
Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Não acreditas que eu estou no Pai
e o Pai está em mim? As palavras que Eu digo,
não as digo por mim próprio;
mas é o Pai, permanecendo em mim,
que faz as obras.
Acreditai-me:
Eu estou no Pai e o Pai está em mim;

Compete-nos crer em Jesus, confiarmos n’Ele. Em Jesus conhecemos o Pai/Mãe (Abbá).
No modo de atuar de Jesus vejo como atua o Pai.
Pela nossa forma de atuar, poderíamos atrever-nos, pessoal e socialmente, afirmar:  “quem me vê a mim, vê Jesus"?

acreditai ao menos pelas minhas obras.
Em verdade vos digo:
quem acredita em mim fará também
as obras que eu faço
e fará ainda maiores que estas,
porque eu vou para o Pai.

Jesus volta a convidar-nos a crer e revela-nos a nossa nova situação: voltando ao Pai, a sua obra prosseguirá através dos crentes.
As nossas obras, as nossas vidas devem ser expressão da nossa fé. Crer em Jesus é atuar como Ele atua.
A fé é caminho, um caminho com horizonte e meta que conduz ao Pai.
A fé é dinâmica e supõe não estagnar, avançar, renovar-se, crescer, construir, partilhar, viver abertos ao futuro.

“A fé é um movimento que se apodera da vida do ser humano e a converte numa marcha permanente”
(Blank).


O Caminho

Ainda que esteja cheio de altos e baixos e pedras
e tenha uma infinidade de curvas,
ainda que vá por colinas e vales
e sejam frequentes as ladeiras,
ainda que seja estreito e sem relva,
umas vezes poeirento,
outras cheio de lamaçais,
vou por ele seguindo as tuas pegadas,
sonhando utopias,
buscando sombras,
ansiando metas,
desfrutando a experiencia.
E Tu, que vais à frente,
revelas-se para mim  e ofereces cada dia
como Caminho, Verdade e Vida.


Ulibarri
Fl

Nenhum comentário:

Postar um comentário