Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

A Ceia do Senhor – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito atual!



A festa de Corpus Christi, que no Brasil foi celebrada nesta semana, é uma boa ocasião para levantar algumas importantes indagações.  

Com esse intuito trago hoje para o blog Indagações-Zapytania uma excelente, atual e muito concreta reflexão sobre as causas do crescente abandono da participação da Eucaristia (da Missa)  nos domingos  por parte de muitos fiéis católicos. Isso diz respeito sobretudo à situação nos países ocidentais, mas - verdade seja dita - também no nosso Brasil.

Considero todos os textos escritos por José Antonio Pagola bem interessantes e muito atuais para os católicos (e cristãos, de modo geral) nos dias de hoje. Sem dúvida, deveriam ser  lidos e refletidos por todos!
  
O texto foi publicado pelo autor no Facebook.
Não deixe de ler.

WCejnog


Eis a reflexão

Os estudos sociológicos destacam com dados concretos: os cristãos de nossas igrejas ocidentais estão abandonando a missa de domingo. A celebração, como foi definido ao longo dos séculos, já não é capaz de nutrir a fé e ligá-los à comunidade de Jesus.


O surpreendente é que estamos permitindo que a missa "se perca"  sem que este fato não provoque qualquer reação entre nós. Não é a Eucaristia o centro da vida cristã? Como podemos permanecer passívos, incapazes de tomar qualquer iniciativa? Por que nós - os crentes -  não manifestamos a nossa preocupação com mais força e dor?

A indiferença em relação à missa está crescendo, mesmo entre aqueles que estão envolvidos na liturgia de forma responsável e incondicionalmente.  É a fidelidade exemplar dessas minorias que está segurando as comunidades, mas poderá a missa continuar viva só à base de medidas de proteção que garantam o cumprimento do ritual atual?

As perguntas são inevitáveis: será que a Igreja não precisa no seu centro duma experiência mais viva e encarnada da Ceia do Senhor do que essa  que oferece a liturgia atual? Será que realmente fazemos bem hoje o que Jesus queria que fizéssemos em sua memória?


É a liturgia que nós estamos repetindo desde séculos a que melhor pode ajudar nos tempos atuais aos fiéis a viver o que viveu Jesus nessa Ceia memorável, onde se concentra, se recapitula e manifesta-se como e para quê Ele viveu e morreu? Será que é esta a liturgia que mais nos pode atrair para vivermos como discípulos seus ao serviço do seu projeto do reino do Pai?


Hoje tudo parece opor-se à reforma da Missa. No entanto, cada vez será mais necessária uma reforma se a Igreja quiser mesmo viver o contato vital com Jesus Cristo. O caminho será longo. A transformação será possível quando a igreja sentir com mais força a necessidade de se lembrar de Jesus e viver do seu Espírito. Contudo, mesmo agora a mais responsável atitude não é se ausentar da missa, mas sim contribuir para a conversão a Jesus Cristo.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário