Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 21 de novembro de 2015

Exame diante do Testemunho da Verdade. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!



‘Respondeu Jesus: “Sim, eu sou rei. É para dar testemunho da verdade que nasci e vim ao mundo. Todo o que é da verdade ouve a minha voz”.’ (Jo 18, 37)

Festa de Cristo Rei.

Abaixo, uma curta reflexão, muito concreta e atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Jo 18, 33-37  (Jesus diante do Pilatos).
É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Vale a pena ler e interiorizar!

WCejnog



Exame  diante do Testemunho da Verdade

Por José Antonio Pagola

Reflexão

Dentro do processo que iria decidir a execução de Jesus, o evangelho de João apresenta  um  surpreendente  diálogo particular entre Pilatos, representante do império mais poderoso da Terra  e Jesus, um prisioneiro algemado que aparece como uma testemunha da verdade.

Ao que parece, Pilatos quer conhecer a verdade que se encerra nesse estranho homem que está diante de seu trono: "És tu o rei dos judeus?".  Jesus responde, expondo  sua verdade  em duas afirmações fundamentais, que são  muito queridas ao evangelista João.

"Meu reino não é deste mundo."  Jesus não é  rei no estilo  que  Pilatos possa imaginar. Não pretende ocupar o trono de Israel  e nem  competir com o Tibério  pelo seu poder imperial. Jesus não pertence a esse  sistema em que  se move o prefeito de Roma, apoiado na injustiça e na mentira. Não se apoia na força das armas. Tem uma  base completamente diferente.  Sua  realeza  vem do amor de Deus para o mundo.

Mas Jesus  acrescenta  algo muito importante: "Eu sou o rei ... e vim ao mundo para dar testemunho da verdade". É neste mundo que Ele quer exercer sua realeza, mas de uma forma  surpreendente. Ele não veio para governar como Tibério, mas para ser "testemunha da verdade" ,  introduzindo o amor e a justiça de Deus na história humana.

Esta  verdade  que Jesus traz consigo não é uma doutrina teórica.  É uma chamada que pode transformar a vida das pessoas.  Jesus tinha dito: "Se vós permanecerdes na minha Palavra ... conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Ser fiel ao Evangelho de Jesus é uma experiência única, pois leva a conhecer  uma  verdade libertadora, capaz de fazer a nossa vida mais humana.

Jesus Cristo é a única verdade que nos permite a  viver como verdadeiros cristãos.

• Será que na Igreja de Jesus  não precisamos fazer um exame de consciência coletiva diante do "Testemunho da Verdade"?

• Temos a humildade de discernir o que é verdadeiro  e o que é falso em nosso seguimento de Jesus?

• Onde está a verdade libertadora e onde a mentira que nos escraviza?

• Será que não precisamos  fazer  mais  nada em nossas vidas, nossas comunidades e nossas instituições para que os níveis da verdade humana e evangélica sejam maiores?


Fonte:  Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário