Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 31 de maio de 2019

“A bênção de Jesus”. – Reflexão de José Antonio Pagola. Interessante!




“... e, levantando as suas mãos, os abençoou.” (Lc 24,50)

Ascensão

A reflexão que trago hoje para o blog Indagações-Zapytania, do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola, é muito interessante. Tem como pano de fundo o texto bíblico  Lc 24, 46-54 (Jesus abençoa discípulos deixando-os como seus testemunhas no mundo, e em seguida ascende aos céus).
Foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler.
WCejnog


IHU – ADITAL
31 Maio 2019

A benção de Jesus

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 24,46-54 que corresponde à Festa da Ascensão ciclo C, do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto. 

Eis o texto

São os últimos momentos de Jesus com os Seus. Em seguida os deixará para entrar definitivamente no mistério do Pai. Já não os poderá acompanhar pelos caminhos do mundo como o fez na Galileia. Sua presença não poderá ser substituída por ninguém.

Jesus só pensa que chegue a todos os povos o anúncio do perdão e da misericórdia de Deus. Que todos escutem sua chamada à conversão. Ninguém deve sentir-se perdido. Ninguém deve viver sem esperança. Todos devem saber que Deus compreende e ama sem fim seus filhos e filhas. Quem poderá anunciar essa Boa Nova?

Segundo o relato de Lucas, Jesus não pensa em sacerdotes ou bispos. Nem em doutores ou teólogos. Quer deixar na terra «testemunhas». Isto é o primeiro: «Vós sois testemunhas dessas coisas». Serão testemunhas de Jesus os que comunicarem sua experiência num Deus bom e contagiarem com seu estilo de vida, trabalhando por um mundo mais humano.

Mas Jesus conhece bem seus discípulos. São fracos e covardes. Onde encontrarão a audácia para serem testemunhas de alguém que foi crucificado pelo representante do Império e pelos dirigentes do Templo? Jesus tranquiliza-os: «Eu vos enviarei o dom prometido pelo meu Pai». Não lhes vai faltar a «força do alto». O Espírito de Deus os defenderá.

Para expressar graficamente o desejo de Jesus, o evangelista Lucas descreve sua partida deste mundo de forma surpreendente: Jesus volta ao Pai, levantando suas mãos e abençoando seus discípulos. É seu último gesto. Jesus entra no mistério insondável de Deus e sobre o mundo desce sua bênção.

Os cristãos esqueceram que somos portadores da bênção de Jesus. Nossa primeira tarefa é ser testemunhas da Bondade de Deus, manter viva a esperança, não nos rendermos ante o poder do mal. Este mundo que às vezes parece um «inferno maldito» não está perdido. Deus olha para ele com ternura e compaixão. Também hoje é possível fazer o bem, difundir a bondade. É possível trabalhar por um mundo mais humano e uma convivência mais saudável. Podemos ser mais solidários e menos egoístas. Mais austeros e menos escravos de dinheiro. A mesma crise econômica pode levar-nos a procurar urgentemente uma sociedade menos corrupta.

Jesus é uma bênção e as pessoas precisam sabê-lo. O primeiro é promover uma «pastoral da bondade». Temos que sentir-nos como testemunhas e profetas desse Jesus que passou a vida semeando gestos e palavras de bondade. Assim despertou no povo da Galileia a esperança em um Deus Bom e Salvador. Jesus é uma bênção e as pessoas devem saber disso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário