Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

domingo, 21 de outubro de 2012

“Quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos” – disse Jesus. Como assim?



“Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir”. Jesus perguntou:  “Que quereis que vos faça?” Eles responderam: “Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda”. Então Jesus lhes disse: “Não sabeis o que pedis (...)”.

Este episódio encontramos no Evangelho segundo Marcos. Vemos aqui - por sinal muito bem retratada - a inclinação do ser humano ao egoismo, ao poder e à dominação sobre os outros. O homem quer ser servido...  Basta olharmos bem para a nossa vida e em volta de nós: atitudes semelhantes observamos constantemente em todos os setores da sociedade.  É algo enraízado na natureza do homem.  Jesus, porém, como um bom Educador e Mestre,  corrige o homem, mostrando-lhe o caminho correto, coerente com o reino de Deus. Na prática, não  é nada fácil amar sem esperar nada em troca, e servir aos outros..., ser o último.  A lógica de Deus, é muito diferente da lógica humana.

Para quem quiser refletir mais profundamente sobre este  texto bíblico, trago aqui, no blog Indagações,  o comentário de  Asun Gutiérrez Cabriada. Excelente.
Não deixe de ler.
WCejnog

[Os interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat:   http://www.benedictinescat.com/montserrat/imatges/Dom29B12port.pps   Trabalho muito bonito!].

  “Não deve ser assim entre vós.”  


No movimento de Jesus desaparece toda a autoridade patriarcal
e emerge Deus, o Pai próximo que torna a todos irmãos e irmãs.
Não há categorias nem classes. Não há sacerdotes, levitas e povo.
Não há lugar para intermediários.

Com Jesus é diferente.
Os seus seguidores, homens e mulheres, sentam-se em roda à sua volta;
ninguém se coloca numa categoria superior aos outros;
todos escutam a sua palavra e todos juntos buscam a vontade de Deus.

Não se guarda tão pouco nenhum ritual nem normativa hierárquica nas refeições; a ninguém se reserva um lugar privilegiado nos banquetes de Jesus.

José Antonio Pagola
(Jesus: uma abordagem histórica)

********************************
Evangelho segundo Marcos 10,35-45

Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-lhe:
– Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir.
Jesus respondeu-lhes:
– Que quereis que vos faça?
Eles responderam:
– Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda.
Disse-lhes Jesus:
– Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser batizado?
Eles responderam-lhe:
– Podemos.
Então Jesus disse-lhes:
– Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis batizados com o batismo com que Eu vou ser batizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo; é para aqueles a quem  está reservado.
Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João.
Jesus chamou-os e disse-lhes:
– Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem  domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós:
quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos;
porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos.

COMENTÁRIO

Viver como Jesus  viveu salva, liberta, é fonte de autêntica alegria.

Jesus pede-me hoje: O que eu posso fazer por você?
O que eu respondo?
A minha resposta se encaixa a minha resposta para os valores e recomendações de Jesus?

A postura do seguimento não é estar sentados, mas a caminho. Dois dos amigos de Jesus sonham com o poder e a glória. Move-os a ambição e o desejo de ser reconhecidos e louvados. Continuam a relacionar o messianismo de Jesus com méritos, vantagens, honrarias e recompensas.
Hoje continua a ser necessário fazer frente a estas atitudes que se afastam tanto do ensinamento e exemplo de Jesus.

Discípulo é quem prolonga na sua vida e nas suas circunstâncias a pessoa, a mensagem e o estilo de vida de Jesus. Com Jesus toda a dificuldade e privação se converte em liberdade.
Podemos?

O discípulo é chamado a seguir o Mestre cada dia, deixando que Ele programe livremente o seu futuro.
Os outros dez põem-se na mesma posição que os seus companheiros.

A vaidade, a ânsia de poder, o egoísmo, a inveja, a ambição, divide e cria tensão e confronto na convivência. Comprovamo-lo nas nossas relações pessoais e sociais, no ambiente civil e no eclesiástico.
É a luta, sempre atual,  entre a generosidade e a vaidade, a sabedoria e a ignorância, o valor e a covardia, o serviço e o poder...  de quem anuncia o reino de Deus.

“–  Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem  domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos.”

A mensagem de Jesus é de plena atualidade. Diz bem claro que entre os seus seguidores e seguidoras, não se deve dar valor à prepotência, às influências, à conta corrente...

Jesus diz claramente, com palavras e com o seu exemplo, que na sua comunidade ninguém deve açambarcar o poder, nem umas pessoas falam e outras que calam, ninguém deve acreditar que tem poder de dizer aos outros como há que pensar e como atuar.
Realmente atuam como Jesus recomenda os que se consideram seus seguidores/as?

Talvez faça falta continuar a escutar Jesus: Quem oprime não tolera  quem liberta, nem quem crê ter poder tolera.

Não deve ser assim entre vós.  

O caminho que Jesus propõe resume-se numa palavra: serviço. É a revolução de Jesus. Não se limita a propor um programa utópico ou uma formosa teoria. Confirma as suas palavras com a sua vida. O serviço altruísta e generoso é a fonte da verdadeira alegria e uma linguagem que toda a gente entende.

Com frequência se tende a associar o dar a vida com a morte na cruz. Contudo, toda a vida de Jesus foi entrega e serviço. Entregou, dia a dia, a sua força, a sua confiança, alegria, tempo, coerência, solidariedade, valentia, esperança e amor.  A sua morte foi a consequência da sua vida.

Viver como Ele viveu salva, liberta, é fonte de autêntica alegria. Somos convidados e chamados a salvar, libertar e alegrar o mundo. Segundo o evangelho, dar a vida, dia a dia, é o que enriquece, ajuda a viver plenamente a si mesmo e aos outros, liberta e salva.  Como faz Jesus.


Senhor, faz de mim um instrumento da tua solidariedade.

Onde houver fome, que eu dê do teu pão
e ensine a ganhá-lo honradamente.
Onde não houver tetos ou estiverem caídos,
que eu trabalhe por casas dignas.
Onde houver desalento ou inibição,
que eu fomente a participação e a esperança.
Onde crianças sem escolaridade,
que eu procure os recursos necessários.

Faz que não procure a minha vaidade,
mas o bem de meus irmãos;
que não promova o agradecimento para comigo,
mas a sua dignidade;
e que a minha satisfação consista
em ter amado com obras.
Obrigado, Senhor, porque quanto mais dou, mais recebo;
quanto menos me procuro a mim mesmo, mais eficaz sou;
mais ressuscitas Tu em mim,
porque Tu és... “a solidariedade”.

Patxi Loidi

******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário