Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O testemunho de fé de muitos cientistas. Ser homem ou mulher da ciencia não quer dizer que tem que ser ateu.


Os depoimentos de muitos e renomados cientistas mostram que, na verdade, não existe abismo entre a ciência e religião (e entre a religião e ciência), quando estas compreendem bem o papel de cada uma na vida da humanidade e se empenham em trabalhar para o bem do ser humano. Acredito, que a suposta e hoje muito “na moda” aversão entre ciência e fé e os conflitos entre as mesmas  deveriam ser mais discutidos, esclarecidos e revistos.

Para mim fica claro que a raíz do problema perpassa toda a história da humanidade. Desde o início o ser humano, a criatura mais inteligente que existe,  chamado a cooperar com Deus neste mundo tende a esquecer de que ele próprio é realmente (e sempre será!)  apenas uma criatura, e não Deus.  No terceiro capítulo do Livro de Gêneses  essa constatação fica muito clara.

Hoje, o ser humano na pessoa de muitos cientistas tem a dificuldade em reconhecer-se como criatura e filho de Deus, e almeja ocupar o lugar do próprio Criador. Pode-se dizer que a tentação de “Adão” continua, e hoje fala bem alto, apesar de tantas dolorosas lições de história que a humanidade teve no passado: guerras, ditaduras, genocídios, crímes contra a humanidade etc. - tudo isso  foi o resultado desastroso das aspirações do ser humano para fazer e realizar os seus próprios projetos, diferentes do projeto de Deus. Isto é um fato. As investidas “científicas” contra as leis da própria natureza humana e do nosso planeta como tal, acabarão trazendo mais desastres e  destruição. Só não vê isso quem não quer enxergar.
WCejnog

Que tal lembrar alguns cientistas que também eram homens de fé? ...

























Fonte: internet e e-mail
***********************************

2 comentários:

  1. Desculpe, mas para lhe ajudar vou apontar alguns erros de gramatica.

    Os depoimentos de muitos e renomados cientistas mostram que, na verdade, não existe abismo entre a ciência e religião (e entre a religião e ciência), quando estas compreendem bem o papel de cada uma na vida da humanidade e se empenham em trabalhar para o bem do ser humano. A suposta, e hoje muito “na moda”, aversão entre ciência e fé pode e deve ser ---------desconstruída.-------- Na verdade, a questão se resume ao ---------imperativo------: “Homem, seja você mesmo - a criatura mais --------inteligente------ chamada a cooperar com Deus neste mundo, mais ------lembre-se------: tu és e sempre serás criatura, e não Deus!” Mas nem todo homem (principalmente no mundo científico) concorda com isso: a tentação de “Adão” continua e fala mais alto, apesar de tantas lições de vida -----que---- a história da humanidade registra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Deve-se aprender fazendo a coisa; pelo pensamento você acha que sabe. Você não tem certeza, até que você tente." (Sófocles)

      Estou muito grato pelas observações, Sra Sarah Rangel. Me ajudou a reformular a minha colocação. Muito obrigado!

      Excluir