Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pentecostes. “Vem Espírito de Deus!” – uma maravilhosa oração/reflexão de José Antônio Pagola. Confira!

 


Uma reflexão muito profunda,  na forma de oração ao Espírito Santo. Autor: padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola. Foi publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU). Muito interessante!

Não deixe de ler.

WCejnog

Notícias 

Sexta, 17 de maio de 2013 


Necessitados de salvação 

 


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20, 19-23 que corresponde a Festa de Pentecostes, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto.








O Espírito Santo de Deus não é propriedade da Igreja. Não é propriedade exclusiva de nenhuma das religiões. Devemos invocar sua vinda a todo o mundo tão necessitado de salvação. Vem Espírito Criador de Deus. No teu mundo não há paz. Teus filhos e filhas destroem-se de forma cega e cruel. Não sabemos resolver nossos conflitos sem apelar à força destrutora das armas. Estamos acostumados a viver num mundo ensanguentado pelas guerras. Despertai em nós o respeito a toda pessoa humana. Fazei-nos construtores da paz. Não nos abandones ao poder do mal.
 
Vem Espírito liberador de Deus. Muitos de teus filhos e filhas vivem como escravos do dinheiro. Atrapalhados por um sistema que nos impede de caminhar juntos para um mundo mais humano. Os poderosos estão cada vez mais ricos, e os pobres estão cada vez mais pobres. Libera em nós a força para trabalhar por um mundo justo. Fazei-nos mais responsáveis e solidários. Não nos deixes nas mãos do nosso egoísmo.

Vem Espírito renovador de Deus. A humildade está quebrada e fragmentada. Uma minoria de teus filhos e filhas disfruta de um bem-estar que está-nos desumanizando cada dia mais. Uma multidão morre de fome, miséria e desnutrição. Entre nós crescem a desigualdade e a exclusão social. Desperta em nos a compaixão da luta pela justiça. Ensina-nos a defender sempre os últimos. Não nos deixes viver com um coração doente.

Vem Espírito consolador de Deus. Muitos de teus filhos e filhas vivem sem conhecer o amor, o próprio lar, a amizade. Outros caminham perdidos e sem esperança. Não conhecem uma vida digna, só a incerteza, o temor ou a depressão. Reaviva em nós a atenção aos que sofrem sempre. Ensina-nos estar perto daqueles que estão mais sozinhos. Tira de nós a indiferença.

Vem Espírito bondoso de Deus. Muitos de teus filhos e filhas não conhecem teu amor nem tua misericórdia. Afastam-se de ti porque eles têm medo de ti. Nossos jovens já não sabem falar contigo. Teu nome apaga-se de suas consciências. Desperta em nós a fé e a confiança em Ti. Fazei-nos portadores de tua Boa Nova. Não nos deixes órfãs.

Vem Espírito vivificador de Deus. Teus filhos e filhas não sabem cuidar da vida. Não conseguimos progredir sem destruir, não sabemos crescer sem monopolizar. Fazemos de teu mundo um lugar cada vez mais inseguro e perigoso. Em muitas pessoas cresce o medo e se apaga a esperança. Não sabemos para onde nos dirigimos. Infunde em nós teu sopro criador. 

Fazei-nos caminhar para uma vida mais sã. Não nos deixes só. Salvai-nos!




 ***************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário