“Tende cuidado; não vos deixeis
enganar, pois muitos virão em meu nome e
dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais.” (Lc 21,8).
É muito bom e interessante o
comentário de Asun Gutiérrez
Cabriada sobre o texto do Evangelho segundo Lucas (19, 1-10). É um
texto muito difícil para ser
interpretado por causa do seu estilo apocalíptico, mas certamente possui
importantes dicas para os cristãos que se encontram diante das situações de
crise. Não
deixe de ler.
WCejnog
[Os
interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das
Monjas Beneditinas de Montesserrat: Benedictinascat/Montesserrat. Trabalho muito bonito!]
Em todas as religiões se
absolutizam algumas coisas que não o são em absoluto. Para os seguidores e as
seguidoras de Jesus, só Ele é o absoluto, e Ele não considerou absolutos nem o templo
nem as leis nem as tradições sem conteúdo. Para Jesus o verdadeiramente
absoluto são seu Pai Deus e as pessoas, junto a tudo aquilo que as torna livres
e felizes; por isso o seu projeto será
de libertação e de bem-aventurança, um
projeto que está sempre a começar.
Por isso, todos os nossos projetos
devem ter a sua origem em Jesus e a Ele se devem dirigir. Assim, os nossos
dias, semanas, meses, anos, épocas devem
funcionar com esse critério: partir de um encontro com Jesus e o seu projeto
para acomodar os nossos, e não dar nada por terminado se não se chegou ao encontro definitivo com Ele.
Franch A.
O templo, principal lugar sagrado
do judaísmo, tinha-se convertido em lugar de separação e divisão.
A própria distribuição do espaço
tinha consigo a discriminação, pois estava marcada pelo limite e a proibição: os pagãos não podiam passar além
do “átrio dos gentios”; as mulheres não podiam passar além do “átrio das
mulheres”; só os varões judeus podiam entrar no “átrio dos israelitas”, salvo
os que tivessem algum defeito físico; só os sacerdotes podiam entrar no “átrio
dos sacerdotes”- o santo -; só o Sumo Sacerdote podia entrar uma vez por ano no
“Santo dos Santos”.
Assim, a suposta proximidade de Deus trazia consigo separação em vez de encontro.
Além disso, o templo tinha-se
convertido numa imensa fonte de rendimentos; graças aos peregrinos que acudiam
ao templo, Jerusalém era uma cidade rica, em forte contraste com o campo
empobrecido da Galileia e da Judeia.
Assim o templo de Jerusalém tinha
associada a divisão entre a cidade e o campo, entre sacerdotes e leigos, entre
homens e mulheres, entre puros e impuros, entre judeus e gentios. Divisão econômica,
religiosa, sexista, moral e etnica.
Demasiada divisão no templo e à
volta do templo.
Comentário
Naquele tempo,
comentavam alguns
que o templo estava
ornado
com belas pedras e
piedosas ofertas.
Jesus disse-lhes:
– Dias virão em que,
– Dias virão em que,
de tudo o que estais a ver,
não ficará pedra sobre pedra:
tudo será destruído.
Jesus prediz a ruína do templo aos que se extasiam da sua
beleza e grandeza. Jesus não aplaude os que se dedicam a louvar a beleza das
pedras e riquezas dos templos.
Para Jesus, a destruição do templo representa o fim da
antiga aliança, o derrubamento duma forma de entender a religião de forma
legalista, farisaica e cultual. Convida-nos a refletir sobre os costumes e
situações, na nossa vida pessoal e comunitária, que é preciso dar por
terminadas para poder começar outras novas.
A humanidade nova e a criação nova é o grande templo de Deus.
A humanidade nova e a criação nova é o grande templo de Deus.
Cada ser humano e cada lugar de comunhão e encontro é o
verdadeiro templo do Espírito de Jesus.
Eles perguntaram-Lhe:
– Mestre, quando sucederá tudo isto?
– Mestre, quando sucederá tudo isto?
Que sinal haverá de
que está para acontecer?
Jesus respondeu:
– Tende cuidado; não vos deixeis enganar,
Jesus respondeu:
– Tende cuidado; não vos deixeis enganar,
pois muitos virão em meu nome e dirão:
‘Sou eu’; e ainda: ‘O
tempo está próximo’.
Não os sigais.
Quando ouvirdes falar
de guerras e revoltas,
não vos alarmeis:
é preciso que estas coisas aconteçam primeiro,
mas não será logo o
fim.
Lucas utiliza uma linguagem apocalíptica, própria do seu
tempo, que não se pode entender de forma
literal.
O importante não é saber “quando" e "como" sucederão estas coisas do final.
Jesus anima-nos a olhar em frente, a percorrer o Caminho que nos leva à felicidade verdadeira, construindo um mundo mais humano, mais cristão.
Olhar o amanhã não é esquecer-se do hoje, mas vivê-lo com maior compromisso, valentia, confiança, entusiasmo e esperança ativa e serena.
O importante não é saber “quando" e "como" sucederão estas coisas do final.
Jesus anima-nos a olhar em frente, a percorrer o Caminho que nos leva à felicidade verdadeira, construindo um mundo mais humano, mais cristão.
Olhar o amanhã não é esquecer-se do hoje, mas vivê-lo com maior compromisso, valentia, confiança, entusiasmo e esperança ativa e serena.
Jesus previne-nos e nos aconselha a estarmos atentos
perante os que tratam de nos enganar pretendendo apoderar-se d’Ele,
considerando-se possuidores da verdade e com direito a assustar, julgar e
condenar. Recomenda-nos não ir atrás deles.
Disse-lhes ainda:
- Há-de erguer-se povo
contra povo
e reino contra reino.
Haverá grandes
terramotos e,
em diversos lugares,
fomes e epidemias.
Haverá fenómenos
espantosos
e grandes sinais no
céu.
Mas antes de tudo
isto,
deitar-vos-ão as mãos
e hão-se
perseguir-vos,
entregando-vos ás
sinagogas e às prisões,
conduzindo-vos à
presença de reis
e governadores, por
causa do meu nome.
Assim tereis ocasião
de dar testemunho.
Jesus é sempre Boa Notícia. Mais importante que o medo
perante o futuro é o ânimo para o presente. Somos chamados a “dar razão da
nossa esperança”.
A partir de Jesus, o nosso fundamento, sabemos que é
possível melhorar o mundo;
é possível esperar contra toda a esperança.
A história não acabou, é possível transformar e melhorar a realidade.
Jesus está presente entre nós e, ao mesmo tempo, está à frente como meta,
é possível esperar contra toda a esperança.
A história não acabou, é possível transformar e melhorar a realidade.
Jesus está presente entre nós e, ao mesmo tempo, está à frente como meta,
como horizonte a que olhar.
Em que consiste, para mim, o fundamental da mensagem de
Jesus?
De quem, a quem, e como dou testemunho?
De quem, a quem, e como dou testemunho?
Tende presente em
vossos corações
que não deveis
preparar a vossa defesa.
Eu vos darei língua e sabedoria
a que nenhum dos vossos adversários
poderá resistir ou
contradizer.
Sereis entregues até
pelo vossos pais,
irmãos, parentes e
amigos.
Causarão a morte a
alguns de vós
e todos vos odiarão
por causa do meu nome;
mas nenhum cabelo da
vossa cabeça se perderá.
Pela vossa
perseverança
salvareis as vossas
almas.
Não se trata duma descrição angustiante, mas
esperançadora.
Os que caminhamos por este mundo, no meio de cansanços e conflitos, sabemos que o nosso destino e o da humanidade está nas mãos e no coração do Pai e é um destino de plenitude e felicidade. A nossa vitória está segura.
O nosso Futuro está já em nós, no caminho que vamos construindo dia a dia. Jesus é o exemplo vivente do valor para viver.
Os que caminhamos por este mundo, no meio de cansanços e conflitos, sabemos que o nosso destino e o da humanidade está nas mãos e no coração do Pai e é um destino de plenitude e felicidade. A nossa vitória está segura.
O nosso Futuro está já em nós, no caminho que vamos construindo dia a dia. Jesus é o exemplo vivente do valor para viver.
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Tu
Tu conheces a minha alma,
Tu sabes tudo o que é preciso
fazer nela.
Fá-lo a teu modo.
Atrai-me a Ti, Deus meu.
Enche-me de puro amor a Ti.
Não permitas que jamais
me afaste do caminho do teu amor.
Mostra-mo com claridade.
Deixo tudo em tuas mãos.
Não terei medo de nada,
porque estarei sempre em tuas mãos
e jamais te deixarei
e jamais me deixarás.
Tu sabes tudo o que é preciso
fazer nela.
Fá-lo a teu modo.
Atrai-me a Ti, Deus meu.
Enche-me de puro amor a Ti.
Não permitas que jamais
me afaste do caminho do teu amor.
Mostra-mo com claridade.
Deixo tudo em tuas mãos.
Não terei medo de nada,
porque estarei sempre em tuas mãos
e jamais te deixarei
e jamais me deixarás.
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