Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 10 de outubro de 2015

Uma coisa nos falta. – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!



“Ele respondeu-lhe: "Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha mocidade." Jesus fixou nele o olhar, amou-o e disse-lhe: "Uma só coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.  Ele entristeceu-se com estas palavras e foi-se todo abatido, porque possuía muitos bens.” (Mc 10, 20-22)

Abaixo, uma excelente reflexão, que tem como pano de fundo o texto bíblico Mc 10, 17-30  (Um jovem rico).
É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).

Vale a pena ler e refletir!
WCejnog


Uma coisa nos falta

Por José Antonio Pagola

O episódio é narrado com intensidade especial.  Jesus se põe a caminho de Jerusalém, mas antes de partir daquele lugar, veio "correndo" um estranho, que "caiu de joelhos" perante Ele para retê-Lo. Precisa urgentemente de Jesus.

Não é um enfermo, que pede cura. Não é um leproso que, lá do chão, implora compaixão. Seu pedido é de outra ordem. O que ele procura naquele bom professor é a luz para orientar a sua vida: "Que devo fazer para herdar a vida eterna?".  Não é uma questão teórica, mas existencial. Não fala de modo geral; Ele quer saber o que ele tem que fazer pessoalmente.

Antes de mais nada, Jesus lembra que "ninguém é bom senão Deus."  Antes que perguntemos o que precisamos "fazer", temos que saber que vivemos diante de um Deus Bom como ninguém:  em sua bondade insondável temos de apoiar nossa vida. Em seguida, Ele lhe recorda os "mandamentos" do Bom Deus. Segundo a tradição bíblica, este é o caminho para a vida eterna.

A resposta do homem é admirável. Tudo isso tenho observado desde a minha juventude, mas sinto dentro de mim uma aspiração mais profunda. Ele está à procura de algo mais. "Jesus olha para ele com carinho."  Seus olhos já estão expressando uma relação pessoal e intensa que quer estabelecer com ele.

Jesus entende muito bem a sua insatisfação: "Uma coisa te falta."  Seguindo esta lógica de "cumprir"  as instruções para ganhar a vida eterna, vivendo de forma irrepreensível, ele não ficará plenamente satisfeito.  No ser humano existe uma aspiração mais profunda.

Por isso Jesus convida-o a orientar a sua vida a partir de uma nova lógica. A primeira coisa é não viver agarrado às suas posses: "venda o que você tem."  Em segundo lugar, ajudar os pobres, “dá-lhes o seu dinheiro." Finalmente, "vem e segue-me". Os dois poderão então percorrer juntos  o caminho para o Reino de Deus.

O homem se levanta e se afasta de Jesus. Esquece o seu olhar carinhoso  e vai embora triste. Ele sabe que nunca poderá conhecer  a alegria e a liberdade daqueles que seguem Jesus. Evangelista Marcos nos explica que esse jovem "era muito rico."

•  Será que não é esta a nossa experiência dos cristãos satisfeitos dos países 
    ricos?

•  Não vivemos presos e atrapalhados pelo bem-estar material?

•  Será que a nossa religião não carece de amor concreto para com os pobres?

•  Não nos falta a alegria e a liberdade dos seguidores de Jesus?


Fonte: Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário