Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

domingo, 4 de março de 2012

Cara a cara com Jesus Cristo. O que responder?


Terminando este bloco de  reflexões sobre a  pergunta “Quem realmente é Jesus Cristo?”, fico pensando como diversas e diferentes formas deve ter o encontro do ser humano com Deus. Esse encontro,  imagino eu,  é inevitável e acontece na vida de cada um.

Mesmo aquele que nega a existência de Deus, ou ignora até mesmo a própria possibilidade de um encontro com Ele, participa dessa dialética de relação  Deus – homem, o Criador – criatura, o Infinito – finito, porque em momento algum, mesmo que deseje ou “decida”  assim, não deixará de ser finito, criatura, homem. Como isso acontece? – Não precisamos saber a resposta. A resposta, certamente, faz parte do grande mistério de Deus, e será dada no momento certo da vida de cada um dos seres humanos. De uma coisa podemos ter a certeza: a misericórdia de Deus não conhece limites, porque Deus é AMOR.

Para nós, cristãos, é importante procurarmos constantemente verificar se a nossa fé em Jesus Cristo, realmente contempla Jesus Cristo verdadeiro:  aquele que ressuscitou  vencendo a  morte e vivo sai  ao encontro de cada um de nós;  aquele que  permanece em plena relação com Deus e com os homens, e que une em si o que é humano e sagrado; aquele que reina simultaneamente “no céu e na terra”, e desta maneira torna Deus acessível aos homens, e os homens abre para Deus.

As imagens  deformadas, “adaptadas”, e até falsas de Cristo, que muitas vazes tentam invadir os nossos conceitos e a nossa fé, precisam ser identificadas, corrigidas ou deletadas, devolvendo o lugar ao Jesus  verdadeiro,  que é o Senhor.  Por isso precisamos constantemente pedir a Deus o dom da fé, para que a nossa  fé seja verdadeira.

Jesus de Nazaré , que  é o Senhor,  o próprio Deus, que mostra-se como Cristo, Messias, Salvador, sai ao encontro do ser humano e deixa-se encontrar para quem o procura.  Ele é Deus  na nossa  existência humana, na nossa vida  e,  simultaneamente, continua Deus infinito,  que é Mistério insondável.

O próximo tema  de pequenas reflexões neste blog será sobre a Fé.
WCejnog

O texto abaixo, de Ferdinand Krenzer,  constitui o “fecho de ouro” para  as reflexões que foram feitas até agora sobre Jesus Cristo. É lindo!


(12)
A resposta decisiva

Perguntaram Jesus:  “Quem és tu?”.  Era importante saber quem realmente era Jesus.  Porque  se  a fé não tem o ponto de apoio no próprio Jesus, ficará sem base, sem conteúdo e sem sentido.

Agora, todavia, cada um tem que examinar:  Quem é Jesus para mim?  Para que eu preciso d’Ele? O que Ele significa para mim?  O que quer de mim?
 
Jesus quer se encontrar comigo, quer me chamar à conversão e à fé, quer me salvar e santificar. Ele  quer ser a realização da minha existência, quer fazer de mim cristão. Ele também me coloca cara a cara com a pergunta: “E para você, quem Eu sou?”

Portanto, é muito importante que O vejamos corretamente.
Isso o que realmente é essencial e decisivo somente cada um de nós pode fazer  pessoalmente.
Como cego pode fechar o caminho ao Jesus e gritar para Ele:  “Senhor, faça que eu veja!”.
Como o surdo pode pedir: “Senhor, faça que eu ouça”.
Como manco: Senhor, faça para que eu ande”.
Como leproso: “Faça, que eu seja curado”.
Como morto: “Faça que eu reviva”.
Como não-crente: “Faça que eu creia, multiplique a minha fé”.
Ou então como curado,  aquele que acredita  - pode perguntar a Jesus: “O que queres, Senhor, que eu faça?”.

Num momento,  entretanto, certamente Jesus aparecerá a quem procura e pede, e lhe dirá quem realmente Ele é e o que  Ele  quer do ser humano.
E cada um pode nele confiar.

(KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris,  Éditions Du Dialogue, 1981, p. 78)*
__________________________ 
*Obs.:Para embasar as minhas pequenas reflexões (simples, diretas e questionadoras) acerca de perguntas que, suponho, perturbam a todos nós, sirvo-me  do  livro do Ferdinand Krenzer- “Morgen wird man wieder Glauben”  e,  usando aqui uma edição desse livro no idioma polonês (Taka jest nasza wiara), faço uma tradução livre (para o português) apontando  alguns trechos, muito bem elaborados pelo autor. É um prazer seguir o seu pensamento.

************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário