Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Falando da ressurreição. Como entender?


Tempo de Quaresma. Tempo adequado para refletir, pensar, remexer nos assuntos “adormecidos”,  verificar se está certa  a direção do “caminho” pelo qual andamos...  É tempo de preparação para a maior festa do cristianismo – a Páscoa. 

A Páscoa cristã é a festa de Jesus Cristo Ressuscitado, da sua ressurreição.  O fato de Jesus Cristo ser morto e, após três dias, ter ressuscitado dos mortos significou (e significa!) uma reviravolta absoluta na vida e na história do ser humano. É a vitória da vida sobre a morte; é  a porta aberta para a vida eterna para homem que crê. “... Creio na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.  Amém.” –  faz parte do “CREDO” de cada cristão.

No entanto, existem muitas questões e perguntas a respeito da fé na ressurreição para as quais não temos respostas prontas. O assunto adentra o Mistério de Deus, fonte e sustento de toda vida. O que é a ressurreição? Qual é a relação entre a ressurreição de Jesus Cristo e a ressurreição prometida aos homens? Como será a ressurreição? Em que consiste? Podemos ter alguma ideia mais concreta sobre isso?

Existem muitas opiniões e doutrinas, que tentam  responder essas perguntas. Nem sempre da mesma forma e com as mesmas palavras. Tem gente que “briga”, defendendo a aceitação incondicional dos dogmas, sem precisar entendê-los... Outros querem entender o mais possível, para poder “crer”.  Na verdade,  o ser humano tem a necessidade e a aptidão de buscar as respostas, dentro do possível. E nunca deixará de fazê-lo.  A meu ver, essa busca nunca será  “inútil” ou “negativa”, desde que o homem faça isso com a plena consciência da presença de Deus ao seu lado e confiando n’Ele.

Hoje, trago aqui os textos baseados nas palestras do Pe. Oscar Quevedo*, que falam da ressurreição, da alma, da essência do ser humano. E falam de maneira corajosa, direta e provocativa. Há muita gente que gosta e entende o jeito e o conteúdo das palestras e dos encontros do Pe. Quevedo. Há outros, que não gostam, não concordam e até condenam. Nisso consiste a polêmica: discutir sobre o mistério, sobre o que não se sabe muita coisa... 

Às vezes,  para alguns, talvez seja mais vantagem  não “arriscar”, não querer  procurar as explicações, não precisar saber mais. Para outros, é um grande desafio e necessidade encontrar as explicações para as coisas que se ainda não entende, com os recursos que Deus conferiu ao homem. É claro que nem tudo será possível conhecer e entender. Mas, muitas coisas sobre a sua vida e o seu destino o homem tem obrigação a investigar, entender e conhecer.

Espero, que a leitura dos textos abaixo  seja útil e possa contribuir positivamente  para todos  aqueles, que procuram aprofundar o seu entendimento dos assuntos da fé, considerados  difíceis.
WCejnog


Fonte:  http://pt.scribd.com/doc/57602739/Parapsicologia-livrao

A  ressurreição

Só um ser infinito pode criar e aniquilar. A alma só não seria eterna se Deus a aniquilar, (não adianta queimar o corpo, destruir)...  mas Deus NÃO PODE aniquilar a alma, (Mas Padre! Deus não é onipotente?) Exatamente por isso! Deus pode fazer tudo que seja bom para todos. Ele não pode fazer uma circunferência quadrada, porque quadrada não é circunferência. Deus não pode deixar de ser Deus, não pode! Portanto, Deus nãopode aniquilar a alma, NÃO PODE!  Porque isso é contraditório! Mas por quê? Muito fácil, prestem atenção: se Deus é infinito, tem que ser perfeito! Porque se lhe falta alguma coisa já não é perfeito, é limitado. Se é perfeito, não pode cometer imperfeições intrínsecas. E se aniquilasse a alma estaria cometendo uma imperfeição enorme, um pecado contra a natureza.

A alma é espiritual, "indesgastável", indestrutível, "indesgenerada", inevoluível. E agora vem o Autor, o Idealizador e a aniquila? Isso é uma violação à mais profunda natureza da alma! A natureza não faz nada em vão! Quem disser que após a morte acaba tudo, tem que ganhar o Prêmio Nobel da Burrice!  Isso é contraditório. Então, o que faz a alma eternamente? Fica, como dizem os espíritas, "desencarnada"?  esperando um corpo para se encarnar? 

Sem o corpo a alma não pensa, não sente, não existe!  A alma, por sua natureza, exige não separar-se de seu corpo. E isto não tem nada a ver com reencarnação! Reencarnação é a mesma alma em diversos corpos, não seria a mesma pessoa! Onde está a base, os argumentos da reencarnação? Um coelho gera um coelhinho, da mesma natureza. De uma roseira é tirada uma roseirinha,  da mesma natureza. Um ser humano só vai gerar um ser HUMANO!  Não existe isso de a alma vir de um corpo e ir para o corpo de outro! O que é que é isso?  Nós somos como uma vela acesa. A vela, vamos chamar corpo e a chama, alma. De um pouquinho dos pais, unem-se espermatozóide e óvulo. Junte os corpos que a alma se funde! Aí está formada a pessoa. E multiplica o corpo e a chama vai se multiplicando. Vocês geraram um ser humano. Dizer que o ser humano gera o corpo  e a alma é gerada em outro lugar não tem base. (E tanta gente acredita nisto só porque ouviu falar ou acha bonito). A alma está exigindo não reencarnação, mas RESSURREIÇÃO! A mesma alma com a mesma pessoa,  isso é o que se chama ressurreição. 

Mas alguém diz: AH, Não! Agora é que não dá. Eu morro, me enterram, os vermes comem meu corpo, os vermes apodrecem; libera-se fósforo, carbono, nitrogênio, e isto é reciclado constantemente pela natureza; cadê meu corpo? 

Eu admiro a fé dos cristãos, mas no Brasil, quando os padres rezam o Creio, se diz: "... creio na ressurreição da carne...", me dá uma vontade de levantar os olhos e dizer: Eu não... E continuar rezando.

Em grego, a palavra que está na oração não significa carne, significa ser humano, ..."creio na ressurreição do homem...", não da carne.  Mas e a ressurreição de Cristo?, pois Ele ressuscitou exatamente seu corpo que havia sido sepultado... Com Cristo, havia um motivo especial para que ressuscitasse precisamente aquela energia corporal (corpo), com a mesma idade, características, chagas, etc.,  de quando Ele foi crucificado (e não ressuscitou criança ou mais velho ou diferente): para que todos entendessem a ressurreição, Cristo venceu a morte. Senão os apóstolos não iam entender nada!
Para ensinar o Dogma da Ressurreição do homem, e não da carne, Cristo fez o milagre de ressuscitar precisamente igual àquele corpo da cruz. Cristo ressuscitou aqui, no plano material (e com isso ensinou e provou aos homens, sua Divindade, a Ressurreição e a Vida Eterna), e depois "subiu aos céus", foi para o Pai (plano sobrenatural); mas, quanto a nós, ressuscitaremos não aqui, mas na eternidade, no plano sobrenatural. 

Nós estamos continuamente renovando nossa energia corporal; a matéria é uma só, todos os físicos sabem que a matéria é uma só, nós estamos continuamente morrendo, renovando, estamos perdendo energia somática e estamos recuperando-a pela respiração e pela alimentação; desprendemos energia motora e a recuperamos, continuamente vamos renovando, desprendendo energia e renovando. Os ossos demoram, em média, 06 a 07 anos para renovarem-se completamente; dos ossos que eu tenho aqui, nenhum pedacinho existia 08 anos atrás. E todo o resto do corpo, uns mais outros menos. (...) Mas, em 07 anos, renovamos completamente toda a nossa energia corporal; hoje não há aqui nada, absolutamente nada, do que formava meu corpo 07 anos atrás, (com exceção dos neuronios). Mas a herança genética é a mesma. E porque tem que ressuscitar exatamente aquela energia material que terá meu corpo quando eu morrer? Aquela que vai ser enterrada? Que direito tem ela sobre todas as energias corporais que formaram o meu corpo ao longo da minha vida (desde bebê até a velhice)?

Então, quando o médico diz:  morreu, morte clínica. O cérebro apaga até no máximo em 05 minutos, mas até que morra todo o organismo, crescem as unhas, crescem os cabelos, as células vão se transformando... 21 dias, alguns um pouco mais, outros um pouco menos. 21 dias em média, até que morra tudo. Pergunto: As 11.000.000 de células que ainda estão vivas num corpo clinicamente morto, estão animadas por quem? Resposta: Pela alma espiritual! E por quem mais seria?  "À medida que vamos morrendo, vamos ressuscitando".

Só agora, a Teologia pode entender dezenas de textos do Antigo e do Novo Testamento da Revelação sobre a ressurreição eterna. Não podia entender porque não tinha Ciência, agora se entende muito bem! E agora se pode traduzir muito bem, porque sabemos do que se trata.  Diz, por exemplo, São Paulo: "Nós não morremos, nos transformamos à medida que vamos morrendo, num corpo corrompido, vamos ressuscitando num, corpo incorruptível, vamos morrendo, num corpo de trevas, e vamos ressuscitando, num corpo de luz..." (...)

Deixamos um corpo lento e vamos ressuscitando num corpo ágil, deixamos um corpo pesado, físico, e vamos ressuscitando num corpo sublime, espiritualizado, vamos deixando um corpo passível e, na mesma proporção, vamos ressuscitando num corpo impassível, até que, morreu tudo, se consumou a ressurreição.  Agora começa a eternidade, com um corpo espiritualizado, mas, porém, nem por uma fração de segundo, há corpo humano sem alma ou alma humana sem corpo.

Vocês são pais e mães de um ser humano, corpo-alma, ele nasce um ser humano inteiro, está um ser humano inteiro e, à medida que morre, ressuscita um ser humano inteiro e por toda a eternidade! Morte e Ressurreição. A humanidade sempre acreditou na sobrevivência do ser humano. Todos os povos, todas as raças, em todas as épocas. Sempre se acreditou na sobrevivência, na purificação, no prêmio e castigo cada qual segundo seus méritos.  Esse miolo que se chama consenso universal de todas as épocas, de todos os povos e de todas as raças, não pode ser falso. Esse é um argumento.

Há outros argumentos que tenho apresentado aos padres, como o da ressurreição, já comprovado cientificamente, filosoficamente, experimentalmente. Pela análise do lençol de Turim, que envolveu Jesus Cristo descido da cruz, por exemplo, a NASA demonstra que aquele corpo ressuscitou. Se transformou num instante numa luz, num corpo glorioso. A ressurreição está anunciada religiosamente e demonstrada pelos milagres. E só no catolicismo, e antes o judaísmo, tem Milagres. Toda essa doutrina da ressurreição está documentada com muitíssimos milagres. O consenso universal não pode ser falso.

Assim, podemos dizer que existem pelo menos três argumentos: filosófico, científico e teológico para afirmar a sobrevivência e a ressurreição do homem. Nem por uma fração de segundo existe alma sem corpo.  À medida que vamos morrendo, vamos ressuscitando. A mesma alma, com o mesmo corpo, embora em outra situação: um corpo "espiritual". Nem por um instante a alma é separada do corpo. Todos os que morreram já ressuscitaram. Isto é sobrevivência na ressurreição, não na reencarnação. E os que livremente escolheram a Deus, estão no céu (presença de Deus). Os que livremente rejeitaram a Deus, estão no que se chama inferno, ou seja afastados de Deus. 

Há todo um processo para a ressurreição. Nós não morremos num instante. Entre a morte clínica e a morte real (morte de todas as células) há alguns dias, em que vamos morrendo e ao mesmo tempo ressuscitando. Ou seja, vamos abandonando um corpo corruptível e ressuscitando num corpo incorruptível. Vamos deixando um corpo físico e ressuscitando num corpo espiritualizado. Nos primeiros dias a pessoa fica apagada. O cérebro se corrompe. Ela não vê, não sente, não ouve. Mas tem células vivas. A pessoa ainda está sendo animada para o corpo espiritual. A energia corporal vai sendo substituída por uma energia espiritualizada. Isto é um Milagre, mas apenas em termos, porque a natureza já foi feita assim por Deus (A natureza do homem exige a ressurreição).

Oscar G. Quevedo S.J.

****************************************************

Sobrevivência da Alma

É uma verdade quase geralmente aceita em Filosofia, assim como incontestada e incontestável em Parapsicologia, que o homem tem uma faculdade espiritual (alma) -a famosa faculdade Psi-Gamma ou Percepção Extra-Sensorial. A partir deste dado, o tema central e que deu origem à Parapsicologia, o estudo da sobrevivência recebe uma confirmação lógica: Uma potência espiritual (alma) não pode destruir-se, corromper-se, deteriorar-se, dividir-se, desgastar-se...
A alma espiritual só deixaria de ser eterna se fosse aniquilada. Mas para aniquilar, é preciso o mesmo poder como para criar. Criar é fazer algo do nada, e aniquilar é fazer de algo, nada.  A mesma potência em sentido inverso.

Um poder finito pode modificar, transformar, dividir, desagregar, analisar, etc.,  mas não criar nem aniquilar.
Só um poder infinito pode criar e só um poder infinito poderia aniquilar, e esse poder é DEUS.

Ora, se Deus pretendesse aniquilar a alma, naturalmente eterna por ser espiritual, estaria desrespeitando a essência espiritual dela. Implicaria uma desordem, uma imperfeição, um "pecado" contra a natureza ou essência da alma.
Deus não seria perfeito. Se imperfeito, não seria infinito. Se não infinito, não teria poder para aniquilar nem para criar. Portanto a aniquilação da alma é impossível, implica contradição.

Ressurreição

É uma verdade incontestada e incontestável que no homem, do ponto de vista de vista da ciência, "não há função sem órgão";  do ponto de vista filosófico,
"a alma é substância incompleta que precisa do corpo que é outra substância incompleta, para ambas formarem uma perfeita unidade no homem; só esta unidade pode agir";  do ponto de vista teológico-religioso, a mesma verdade, que a alma precisa do corpo, foi definida nos Concílios Ecumênicos Vienense e Lateranense V.

É uma verdade científica, filosófica e teológica, incontestada e incontestável que "nada há sem razão suficiente", que "a natureza não faz nada em vão". ("Natura nihil facit frustra").

A alma é eterna. Sem corpo não poderia agir (Não levando em consideração a ordem sobrenatural: A Graça santificante com a que a alma pode conhecer a Deus) e naturalmente ficará eternamente em vão sobrevivendo sem atuação nenhuma, eternamente frustrada?... Impossível. Contraditório.

Portanto a essência da alma está reclamando seu corpo, para poder agir. A mesma alma e o mesmo corpo. O mesmo ser humano. A mesma pessoa. A "Ressurreição da carne". Essa exigência essencial também não pode ser frustrada.

Do ponto de vista do corpo, a ressurreição da carne é preter-natural, gratuita. Devendo acompanhar eternamente a alma,  o corpo gratuitamente deve receber também a impassibilidade, sutileza, etc.,"Corpo espiritualizado" (Corpo Glorioso).

Ora, morrendo, saímos do tempo para entrar na eternidade. Na eternidade não há tempo. Portanto, a ressurreição da carne tem que ser imediata à morte. Saída do tempo. Todos os que já morreram já ressuscitaram. E, não pode ser de outra maneira, sem implicar em contradição.

A verdade nunca se opõe à verdade. Entre verdadeira ciência e verdadeira religião nunca há verdadeira oposição. A verdade ajuda a verdade. A ciência ajuda a religião. E vice-versa. Concretamente, entre os parapsicólogos, são muitos os que hoje se dedicam ao estudo do relacionamento entre  Parapsicologia e Religião.

Oscar G. Quevedo S.J

_________________________________________________
*Óscar González-Quevedo, conhecido como Padre Quevedo, (Madri, 15 de dezembro de 1930) é um padre jesuíta espanhol radicado no Brasil desde a década de 1950. Professor universitário de parapsicologia na UNISAL e no Centro Latino-Americano de Parapsicologia (CLAP), é formado na Faculdade de Comillas, na Espanha, doutor em Teologia formado na Faculdade de Nossa Senhora de Assunção, em São Paulo, e autor de diversos livros entre os mais famosos A Face Oculta da Mente e Antes que os Demônios Voltem.[1] Sempre polêmico,[2] defende a base cientifica dos fenômenos paranormais, renegando qualquer hipótese de intervenção do além.

**********************************

Um comentário:

  1. ÓTIMA MATÉRIA, PARABÉNS
    EXATAMENTE ISSO É O CERTO
    AJUDA MUITO A FORTALECER A FÉ
    ����������

    ResponderExcluir