O novo
Ano Litúrgico começa com o Advento. É
o tempo de espera e esperança, de alegre
preparação e de renovação da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que pela sua
encarnação traz à humanidade a salvação.
Os
textos liturgicos enfocam a necessidade de vigiar e de” estar pronto”. A linguagem
apocalíptica dessas leituras nem sempre é
fácil de compreensão e, ás vezes, a sua
interpretação “ao pé da letra”
fortemente foge da mensagem verdadeira.
... “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas
e, na terra, angústia entre as nações...” - “ as forças celestes serão abaladas!” – “Os
homens verão o Filho do homem vindo numa nuvem, com grande poder e glória.” - “Quando
estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça!” - “Portanto,
vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai
acontecer e comparecer diante do Filho do homem!»... - Como entender essas palavras? Qual é a verdadeira mensagem que a Bíblia nelas nos transmite?
O comentário de Asun Gutiérrez
Cabriada, que trago agora para o blog Indagações, pode ser muito útil para quem procura encontrar respostas para as perguntas acima ou
esclarecer as suas dúvidas.
Não
deixe de ler.
WCejnóg
[Os interessados
pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas
Beneditinas de Montesserrat:
E a esperança é uma mulher grávida
de um outro mundo.
Só as mulheres, as mães,
conhecem a espera,
porque está inscrita fisicamente
nos seus corpos.
de um outro mundo.
Só as mulheres, as mães,
conhecem a espera,
porque está inscrita fisicamente
nos seus corpos.
Espera-se, não por uma
carência,
mas por uma plenitude,
não por uma ausência a preencher,
mas por uma sobreabundância de vida
que já pressiona.
mas por uma plenitude,
não por uma ausência a preencher,
mas por uma sobreabundância de vida
que já pressiona.
Espera-se para gerar:
o vento do Espírito enche a vida.
o vento do Espírito enche a vida.
(Ermes
Rochi)
Damos começo a um novo ciclo
do ano litúrgico.
Não se trata de voltar
novamente ao ponto de partida depois de um percurso circular.
É sobretudo seguir a direção
duma flecha que se lança para a frente.
Lucas é
o evangelista do novo ciclo litúrgico (C). É o mais universalista, o evangelho do
Espírito, da misericórdia - com parábolas próprias, como a do filho pródigo
15,11-32-, da salvação, dos pobres, da alegria, da mulher: apresenta um número de protagonistas femininos
muito superior a todos os restantes livros do Novo Testamento...
A vida
cristã, para Lucas, é o seguimento de Jesus com traços típicos como o caminho, a
vigilância, a oração, e a alegria.
EVANGELHO segundo Lucas (21, 25-28.34-36)
Naquele
tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá
sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações,
aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na
expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão
abaladas.
Então,
hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando
estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a
vossa libertação está próxima.
Tende
cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela
intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida, e esse dia não vos
surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que
habitam a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que
possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do
homem».
COMENTÀRIO
Naquele tempo, disse Jesus aos seus
discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia
entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão
de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças
celestes serão abaladas.
Os
“sinais” que menciona afetam a totalidade da criação (céu, sol, lua, estrelas, terra, mar). O texto
utiliza linguagem apocalíptica, que não significa catástrofe, como se costuma
pensar e como se quis explicar, mas revelação.
Na
tradição apocalíptica, a catástrofe cósmica era o símbolo da queda duma ordem
social injusta, e da inauguração de um mundo novo: do triunfo do Messias e do
início do reinado universal de Deus.
Lucas
apresenta este acontecimento como Boa Notícia. O objetivo não é provocar medo
mas animar à alegria e à esperança. A nossa fé não se baseia em descrição de
acontecimentos, mas em seguir Jesus.
Que
sinais de esperança e de libertação ofereço às pessoas e ao mundo?
Então, hão-de ver o Filho do homem vir
numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a
acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está
próxima.
O
evangelista põe na boca de Jesus estas palavras de ânimo e paz. Vem Jesus! Que alegria! Que libertação!
A
humanidade pode passar por sofrimentos, a minha vida pessoal pode ter problemas e
contratempos. Nada disso tem a última palavra. O decisivo para cada um de nós é
o tempo que nos cabe viver, que é a preparação imediata para o encontro pessoal
com Jesus.
Convida-nos a ter ânimo, a levantar a cabeça, a não olhar para o lado perante as necessidades das pessoas que nos rodeiam, a nos comprometermos a tornar possível, digna e feliz a vida de todos.
Esperar a vinda libertadora de Jesus compromete-nos a viver o presente libertando-nos e libertando.
Convida-nos a ter ânimo, a levantar a cabeça, a não olhar para o lado perante as necessidades das pessoas que nos rodeiam, a nos comprometermos a tornar possível, digna e feliz a vida de todos.
Esperar a vinda libertadora de Jesus compromete-nos a viver o presente libertando-nos e libertando.
Tende cuidado convosco, não suceda que os
vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as
preocupações da vida,
e esse dia não vos surpreenda subitamente
como uma armadilha,
pois ele atingirá todos os que habitam a
face da terra.
Os
exemplos que Jesus dá continuam a ser atuais. Cada pessoa sabe o que é que lhe
turva a mente e o coração e a impede ter orientada a antena para os valores do
Espírito, para a autêntica felicidade. A preguiça? A rotina? A incoerência? O
pessimismo? A infantilidade? O conformismo? O egoísmo? O consumismo? A falta de solidariedade? ...
Não te conformes com o que não enche nem aquece o teu coração. É tempo de dar as melhores notícias. Ao teu redor necessitam uma palavra amável, um gesto de amizade, um ideal que entusiasme, uma mão estendida, um entusiasmo que renove, um amor transbordante...
Portanto, vigiai e orai em todo o tempo,
para que possais livrar-vos de tudo o que
vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».
Esperar
Jesus não significa fazer conjeturas sobre o fim do mundo, mas viver o presente
com lucidez, confiança e responsabilidade. Sem alarmismo nem conformismo.
Cabe-nos
crer num futuro de plenitude, sem nos evadirmos do presente, mantendo viva a
esperança, que ilumina e transcende tudo. O momento que nos cabe viver é o
momento oportuno para dar razão da nossa
esperança. Com alegria, sem nenhum
temor, porque se aproxima o tempo de nos libertarmos e de libertar de tudo o
que impeça viver com autêntica felicidade, porque se aproxima a nossa
Libertação.
CREMOS
Cremos em Jesus de Nazaré,
que não pregou leis nem sistemas,
mas o Reino de Deus.
que não pregou leis nem sistemas,
mas o Reino de Deus.
Cremos em Jesus.
À sua luz e com a sua força,
podemos viver, trabalhar,
sofrer e morrer neste mundo,
de forma verdadeiramente
humana,
sustidos por Deus,
empenhados até ao fim na
luta pelo ser humano.
Cremos em Jesus,
esperamos o Reino que anunciou
esperamos o Reino que anunciou
e nos comprometemos em
trabalhar sem descanso
para levar a toda a
humanidade este Reino.
Hans
Küng
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