Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 1 de dezembro de 2012

Esperar a vinda de Jesus. O que significa?




O novo Ano Litúrgico começa  com o Advento. É o  tempo de espera e esperança, de alegre preparação e de renovação da fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que pela sua encarnação traz à humanidade a salvação.
Os textos liturgicos enfocam a necessidade de vigiar e de” estar pronto”. A linguagem apocalíptica  dessas leituras nem sempre é fácil de compreensão  e, ás vezes, a sua interpretação “ao pé da  letra” fortemente foge da mensagem verdadeira.

...  “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações...” -  “ as forças celestes serão abaladas!” – “Os homens verão o Filho do homem vindo numa nuvem, com grande poder e glória.” - “Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça!” - “Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem!»...   -  Como entender essas palavras? Qual é a  verdadeira mensagem que a Bíblia nelas nos transmite?

O comentário de  Asun Gutiérrez Cabriada, que trago agora para o blog Indagações,  pode ser muito útil  para quem procura encontrar  respostas para as perguntas acima ou esclarecer as suas dúvidas.
 Não deixe de ler.
WCejnóg

[Os interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat:   
Trabalho muito bonito!]

E  a esperança é uma mulher grávida
de um outro mundo.
Só as mulheres, as mães,
conhecem a espera,
porque está  inscrita fisicamente
nos seus corpos.
Espera-se, não por uma carência,
mas por uma plenitude,
não por uma ausência a preencher,
mas por uma sobreabundância de vida
que já pressiona.
Espera-se para gerar:
o vento do Espírito enche a vida.

(Ermes Rochi)



Damos começo a um novo ciclo do ano litúrgico.
Não se trata de voltar novamente ao ponto de partida depois de um percurso circular.
É sobretudo seguir a direção duma flecha que se lança para a frente.

Lucas é o evangelista do novo ciclo litúrgico (C).  É o mais universalista, o evangelho do Espírito, da misericórdia - com parábolas próprias, como a do filho pródigo 15,11-32-, da salvação, dos pobres, da alegria, da mulher:  apresenta um número de protagonistas femininos muito superior a todos os restantes livros do Novo Testamento...
A vida cristã, para Lucas, é o seguimento de Jesus  com traços típicos como o caminho, a vigilância, a oração, e a alegria.

  
EVANGELHO segundo Lucas (21, 25-28.34-36)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas.
Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida, e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha, pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra. Portanto, vigiai e orai em todo o tempo, para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».

  COMENTÀRIO

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas.

Os “sinais” que menciona afetam a totalidade da criação  (céu, sol, lua, estrelas, terra, mar). O texto utiliza linguagem apocalíptica, que não significa catástrofe, como se costuma pensar e como se quis explicar, mas revelação.
Na tradição apocalíptica, a catástrofe cósmica era o símbolo da queda duma ordem social injusta, e da inauguração de um mundo novo: do triunfo do Messias e do início do reinado universal de Deus.
Lucas apresenta este acontecimento como Boa Notícia. O objetivo não é provocar medo mas animar à alegria e à esperança. A nossa fé não se baseia em descrição de acontecimentos, mas em seguir Jesus.

Que sinais de esperança e de libertação ofereço às pessoas e ao mundo?
 
Então, hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.

O evangelista põe na boca de Jesus estas palavras de ânimo e paz.  Vem Jesus! Que alegria! Que libertação!  
A humanidade pode passar por sofrimentos,  a minha vida pessoal pode ter problemas e contratempos. Nada disso tem a última palavra. O decisivo para cada um de nós é o tempo que nos cabe viver, que é a preparação imediata para o encontro pessoal com Jesus.
Convida-nos a ter ânimo, a levantar a cabeça, a não olhar para o lado perante as necessidades das pessoas que nos rodeiam, a nos comprometermos a tornar possível, digna e feliz a vida de todos.
Esperar a vinda libertadora de Jesus compromete-nos a viver o presente libertando-nos e libertando.

 Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados pela intemperança, a embriaguez e as preocupações da vida,
e esse dia não vos surpreenda subitamente como uma armadilha,
pois ele atingirá todos os que habitam a face da terra.

Os exemplos que Jesus dá continuam a ser atuais. Cada pessoa sabe o que é que lhe turva a mente e o coração e a impede ter orientada a antena para os valores do Espírito, para a autêntica felicidade. A preguiça? A rotina? A incoerência? O pessimismo? A infantilidade? O conformismo? O egoísmo? O consumismo? A falta de solidariedade? ...

Não te conformes com o que não enche nem aquece o teu coração. É tempo de dar as melhores notícias. Ao teu redor necessitam uma palavra amável, um gesto de amizade, um ideal que entusiasme, uma mão estendida, um entusiasmo que renove, um amor transbordante...

Portanto, vigiai e orai em todo o tempo,
para que possais livrar-vos de tudo o que vai acontecer e comparecer diante do Filho do homem».

Esperar Jesus não significa fazer conjeturas sobre o fim do mundo, mas viver o presente com lucidez, confiança e responsabilidade. Sem alarmismo nem conformismo.

Cabe-nos crer num futuro de plenitude, sem nos evadirmos do presente, mantendo viva a esperança, que ilumina e transcende tudo. O momento que nos cabe viver é o momento oportuno  para dar razão da nossa esperança. Com alegria, sem nenhum temor, porque se aproxima o tempo de nos libertarmos e de libertar de tudo o que impeça viver com autêntica felicidade, porque se aproxima a nossa Libertação.


CREMOS

Cremos em Jesus de Nazaré,
que não pregou leis nem sistemas,
mas o Reino de Deus.
Cremos em Jesus.
À sua luz e com a sua força, podemos viver, trabalhar,
sofrer e morrer neste mundo,
de forma verdadeiramente humana,
sustidos por Deus,
empenhados até ao fim na luta pelo ser humano.
Cremos em Jesus,
esperamos o Reino que anunciou
e nos comprometemos em trabalhar sem descanso
para levar a toda a humanidade este Reino.

Hans Küng

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário