Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

“Preparar o caminho do Senhor...” – Como assim?



Advento. O tempo de espera alegre e preparação para a festa de Natal, quando o mundo cristão  inteiro comemora o Aniversário de Nascimento de Jesus Cristo. Um momento convidativo para a reflexão.


“Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas, (...) e toda a criatura verá a salvação de Deus” – soam as palavras do profeta Isaías (Is 40, 3-5; Lc 3, 4-6). Como entender essa mensagem? O que ela tem a dizer para os cristãos de hoje? 

É muito bom o comentário de  Asun Gutiérrez Cabriada, que apresento agora, no blog Indagações.  Não deixe de ler.
WCejnog
[Os interessados pedem ler esse texto em apresentação de PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat:  http://www.benedictinescat.com/montserrat/imatges/Dom2advC12port.pps Trabalho maravilhoso!].


Caminhar para uma maior igualdade entre os povos
e as pessoas é a mensagem da conversão.
É a utopia cristã da fraternidade universal!
Somos utópicos?
Sim, somos!
São as utopias que nos permitem viver
e podem transformar o deserto em terra fértil.

Leonardo Boff
 
Evangelho segundo Lucas (3, 1-6)



No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto,  como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’».

 

No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene,




O ano quinze do reinado de Tibério..., para nós é hoje, com as circunstâncias históricas que vivemos cada um de nós e o nosso mundo.

A salvação de Deus não é algo que acontece à margem da história, da vida de cada dia, dos problemas, preocupações, esperanças e alegrias das pessoas.

Para o Deus que chega com o dom da salvação devemos preparar o caminho no hoje da nossa história.

A Palavra de Deus dirige-se a todos, mas os Tibérios, Pilatos, Herodes, não querem escutá-la.



no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto,



Quem escuta a Palavra sente-se impulsionado a proclamar a Boa Notícia. Não a pode guardar para si mesmo. As palavras de João convidam-nos à conversão, a uma mudança de rumo, a renovar a fé, a alargar o coração, dilatar a esperança  e ao compromisso de construir um mundo mais solidário e justo para todos.  Anuncia um batismo de conversão, que não consiste num simples rito mas numa mudança profunda de vida.



como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor,endireitai as suas veredas.



Preparar o caminho é um programa para nós. A preparação consiste em igualar as relações humanas, que têm de passar da desigualdade à igualdade, da injustiça à justiça.
Onde há montes de soberba, egoísmo e injustiça, ponhamos humildade, solidariedade e caridade.
Onde há colinas de vaidade, ambição e inveja, ponhamos bondade, sinceridade e compaixão.


Torno possível a passagem de Deus pela minha vida pessoal, familiar, laboral, religiosa..?


Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas;

endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’».



A salvação que Jesus traz é para todos.  Para poder acolhê-la há que preparar o caminho e perguntar-nos que coisas ficam por “aplanar”, “reencher”, “abater”, “endireitar”, “nivelar”... no nosso caminho pessoal e social.


Jesus traz-me o amor, a paz, a liberdade. Enche-me de libertação, sinto-me salvo.

E agora, que tenho de fazer? Converter-me em libertação para os outros. Para que todos sintam e vejam a salvação de Deus.  Aplanar, endireitar e igualar as escandalosas injustiças que existem no mundo.


OBRIGADO

Uma vez mais me convidas a preparar os caminhos,
os novos e os de sempre,
por onde Tu vens trazendo boas notícias,
obrigado, Senhor.

Porque contas comigo para aplanar colinas e vales
e para banir mentiras e opressões,
obrigado, Senhor.

Porque te pões na senda pela qual vou caminhando
para que Te encontre,
obrigado, Senhor.

Porque entras em minha casa e queres fazer dela
 una nova morada para todos os que caminham e chegam,
obrigado, Senhor.

Tu me encontraste,
e esse toque tão teu está a transformar-me.
A vida já germina dentro de mim.
Obrigado, Senhor.

Ulibarri Fl. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário