Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 29 de dezembro de 2012

Trabalho das Irmãs Beneditinas Missionárias em Queimadas\ Bahia. Impressionante! Você conhece?



Hoje quero registrar aqui, no blog Indagações, uma curta visita que faço nestes dias à região do interior baiano, à cidade de Queimadas onde, há 25 anos, as Irmãs Beneditinas  Missionárias¹ começavam o seu trabalho missionário, e onde trabalham até hoje. Já conheci esta região anteriormente, mas, as impressões continuam muito fortes e, certamente, a grande maioria das pessoas, mesmo brasileiros, não têm a mínima ideia de como vive o povo desta região e como é árduo o trabalho das irmãs religiosas junto ao povo daqui.



Neste ano a seca está batendo recorde  das últimas 3 décadas. A escassez de água, não só potável, é gritante. A grande parte da população das cidades daqui depende da água transportada por carros pipas, pois o  abastecimento regular é pouco suficiente, sem falar da “qualidade” da água e do baixo nível do rio Itapicurú de onde ela  é tirada. Em muitos casos a água que “chega”  às casas deste povo não passa pela estação de tratamento.


A vegetação completamente seca nas grandes áreas da região e o sofrimento dos animais que estão “pastando” sem ter o  que comer, nesse sol escaldante e sem água,  é uma paisagem impressionante na sua tristeza e dor. Os pequenos  rios e açudes, na sua absoluta maioria, estão completamente secos. É um quadro desolador !


Estes são os grandes problemas, ao  lado de muitos outros, que as cidades e as populações do interior do estado da Bahia (e de outros estados do Nordeste do Brasil) enfrentam.


É aqui, que trabalham as Irmãs Missionárias Beneditinas. Dedicando-se ao serviço pastoral, dando o testemunho da fé cristã e de vida religiosa, desenvolveram um admirável trabalho em várias frentes, realizando vários projetos junto à população. Sem dúvida, é um trabalho heróico e grandioso quando comparado com poucas irmãs e com poucos recursos dos quais dispõem. Enfim, são verdadeiras heroínas sobre quais a Mídia não fala e a sociedade desconhece!


Que o ano 2013 que está para começar, traga chuvas e água em quantidade suficiente para que  a vida, a esperança e a paz volte a sorrir para este povo sofrido!
WCejnog

Que as fotos falem por si mesmas:

Irmãs Beneditinas Missionárias (Comunidade Queimadas/Bahia)






















O Natal 2012 na Casa das Irmãs Beneditinas em Queimadas








O ponto de captação de água para a cidade de Queimadas






A tragédia da seca nessa região




















O projeto Escola de padeiro






Ouros projetos







O Dia das crianças










O centro da cidade



   _____________________

¹ Histórico

A Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias foi fundada em 1917 em Biala Cerkiew, nas proximidades de Kiev na atual Ucrânia.

A fundadora, Madre Edviges Kulesza nasceu em 1859 e ingressou no convento das Irmãs Beneditinas Contemplativas, na cidade de Vilno. Era tempo da I guerra mundial e da Revolução Russa. Época de guerras e de lutas que fizeram muitas vítimas, principalmente entre as crianças. Madre se fez sensível principalmente com a situação de abandono das crianças. Iniciou o orfanato, depois a ela se juntaram as primeiras candidatas e assim começou a Congregação. 


 MISSÃO

Seguindo o caminho indicado pela Madre fundadora, as Irmãs continuam a missão pelo exemplo de vida profundamente unida a Deus e pela:
Pastoral: Formação de catequistas, agentes de pastoral e evangelização. Assistência a comunidades e paróquias.

 VOCACIONAL


Oração e trabalho são como dois braços da Beneditina Missionária que se erguem a Deus em hino de louvor.
Se você quer procurar a Deus
Quer amá-lo de todo seu coração
então deixe-se achar por Ele...

Ele é seu Deus.
E isso não porque Ele  é seu,
mas porque você  é dele!


 
Optar por Deus é...
... saber ser amado por Ele além de qualquer posição humana...
... e lançar desafios em busca de novos horizontes.
... é olhar para o futuro no momento presente sem perder o passado.
... é responder a VOCAÇÃO do Amor...


Vocação é um dom de Deus, o chamado para a imitação de Cristo por meio dos conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência e ainda a dedicação exclusiva a Deus e aos irmãos. 


Se você quer seguir  Cristo de forma mais radical junte-se a nós, entrando na “escola de serviço do Senhor” (RB Prolog.) tornando-se Beneditina Missionária. Entre em contato com a casa  mais próxima ou pelo e-mail: 
beneditinasmissionariasosb@yahoo.com.br
ir.marcelinaosb@gmail.com

Onde estamos 

A casa geral da Congregação se encontra na Polônia, em Otwock perto da capital do país Varsóvia : www.benedyktynki.opoka.net.pl.
As irmãs trabalham na Polônia, Ucrânia, Estados Unidos, Equador e Brasil.




As casas da Congregação no Brasil:



Endereços:



Beneditinas Missionárias
Rua São Bento s/n
48.860-000 Queimadas-BA
Tel: 0**75 36441250
*********


Rua da Mouraria, 80 Narazé
40.090-000 Salvador-BA
Tel: 0**71 32418738
**********


FUNDAME
Av. Maranhão 1158, Fazenda CHESF
48.605-580 Paulo Afonso-BA
Tel: 0**75 32814844 




2 comentários:

  1. Boa noite. Você sabe da Ir. Crisanta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei. Tentei conseguir alguma notícia, mas até agora não tive resposta. Abraço.

      Excluir