Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A meditação – uma das formas de oração.


Agora o assunto é a meditação. O que, na verdade é a meditação? Qual é a diferença entre refletir e meditar?  Por que a meditação religiosa é uma forma muito especial de oração?

Sobre isso trata o texto abaixo, de autoria de Ferdinand Krenzer¹.  Não deixe de ler.
WCejnog

[Para aproveitar melhor a abordagem deste tema, é aconselhável  ler desde o início todas as postagens que se referem a este assunto (começo no dia 6 de julho de 2012: Reflexões sobre a oração)].

 

(6)

 A meditação

Fazer reflexão ainda não  é a meditação, mas pode ser a introdução para ela. Hoje, todos falam da meditação. Cada  atenciosa leitura é chamada de meditação. Só que a  meditação não ocorre na cabeça, na esfera dos pensamentos da pessoa, mas constitui um processo que acontece no íntimo do ser humano e o envolve totalmente. 

Quando a meditação é verdadeira, tudo em nós acalma, apaga, silenciam também os pensamentos conscientes. Já não sou eu que penso, mas “pensa-se”. Já não sou eu que reflito alguma coisa ou palavra, mas deixo que essa alguma coisa ou palavra fale para mim. 

O ser humano possui um  jeito peculiar de expressão e de comunicação, como, por exemplo, quando fico fascinado ao ouvir uma música, ou ao contemplar a tela de um quadro de arte – eles falam para mim.  E eu não manipulo nada, nem tento formular pensamentos bonitos. Não tenho nenhuma intenção, absolutamente. Mas, como nos diz a experiência, justamente nessas condições conseguimos conhecer  e  contemplar ou uma pessoa, ou as coisas, que “abrem-se” para nós do jeito completo, com toda a sua  força de expressão e significado. Somos capazes de entender melhor o simbólico.

De novo temos que dizer, que tudo serve para a meditação: chave, o portão podem falar para mim do mesmo jeito que um cálice, aliança ou telefone.

Dessa “meditação natural” para a religiosa separa-nos apenas um pequeno passo. Agora eu deixo que fale para mim uma palavra ou algum gesto de Jesus Cristo, ou acontecimento, ou encontro. A meditação cristã é uma oração parada, alongada, sem muitas palavras. 

Descrevemos a oração como “encontro com Deus”. Quando encontramos um amigo, também não costumamos falar todo tempo, pressionar ou insistir. Basta-nos que estejamos juntos, que estejamos perto,  que possamos vê-lo e que também que ele possa nos ver.

Do  mesmo jeito nós nos conscientizamos durante a meditação que Deus está próximo a nós. Deixamos que a sua palavra nos fale, ouvimos o que ela nos diz.
Também as coisas de uso diário, como mencionamos anteriormente,  possuem uma profunda dimensão religiosa. Jesus Cristo se servia de todas essas coisas: chave, caminho, água, pedra, semente..., para, usando-as, construir parábolas, que nos mostram a proximidade de Deus.

Hoje em dia muitos jovens estão descobrindo o valor de meditação. Também os não - cristãos deixam-se fascinar por ela, sobretudo pelas suas formas orientais.

Alguns argumentam que a nossa postura espiritual ocidental, dominada pelo  racionalismo, no fundo é pouco humanista e desvaloriza as áreas essenciais da vida humana. 

A meditação cristã realmente pode aprender bastante da experiência do Oriente. De qualquer jeito, muita gente hoje percebe que a meditação não só alarga a consciência, mas também relaxa e traz  a paz interior. Ademais, quando meditamos sobre Jesus, sobre as suas palavras e os seus ensinamentos – isso traz para nós um nova dinâmica para melhor lidarmos com a rotina diária.

A oração conforme algum modelo

Quando, porém, todas essas formas de oração e de meditação, que exigem recolhimento e silêncio, mostram-se insuficientes para nós, talvéz porque sentimos o vazio total e nada nos vem à cabeça, e tudo grita em nós, e não temos como nos silenciar – aí, a  melhor saída para fazermos a oração é pegarmos  na mão o livro das orações,  em que os mestres de oração nos transmitiram os seus pensamentos.  Se os outros conseguiram rezar desse jeito, talvez, então, a nós também isso possa estimular.

(KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris,  Éditions Du Dialogue, 1981, p. 306-307)²

Continuar...
________________________________________
¹  Ferdinand Krenzer  foi um teólogo católico alemão, pastor, aposentado e escritor.

² Obs.: As reflexões do Ferdinand Krenzer fascinam pelo seu jeito simples e direto, e agradam o leitor, ajudando-o a entender melhor o caminho da fé cristã e compreender os temas mais difíceis desta doutrina.
Os textos publicados neste blog são tomados do livro Taka jest nasza wiara, desse autor; uma edição no idioma polonês, do qual faço uma tradução livre (para o português).  O título original: “Morgen wird man wieder Glauben”.

******************


2 comentários:

  1. quando me dedico à meditação, por incrível que pareça eu me perco em meus raciocínios e as palavras ou aquele pensamento em que estava concentrado me fogem e consequentemente me impede de continuar meditando. reconheço que sou um tanto estressado, nervoso e impaciente, talvez porisso não consigo meditar. será?

    ResponderExcluir
  2. Meditar, é despojar-me de tudo o que está em mim e em minha volta, sabendo que Deus está presente, ao meu lado, sabendo de tudo... Basta, então, que estejamos juntos...
    E esse depojamento não é nada fácil...
    Tento, mas será que consigo?...

    ResponderExcluir