Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

”Não sinto mais fé”- dizem muitos jovens. Por que essa crise de Fé?



A oração, nas suas diversas formas, permite ao ser humano a aproximar-se de Deus, falar com Ele e ouvir o que Ele lhe fala. Rezar, então, é como estabelecer uma conexão vital entre a criatura e o Criador, entre o ser humano e Deus.
Todos nós, certamente,  temos  momentos na  nossa vida, quando constatamos como  é importante e consolador poder  comunicar-se  com Deus , sabendo que Ele é nosso Pai/Mãe e nos ama incondicionalmente.  É, sobretudo,  nos momentos de grande aflição, de provas decisivas e nos limites, que  cada homem e mulher neste mundo experimenta a necessidade e o valor da oração, que, nessas circunstâncias, sai realmente de dentro do mais íntimo dos seus corações.

Talvez por isso, a aprendizagem e o costume de orar a Deus  deve ser, para cada um de nós, tão natural como o ar que respiramos, como a vida que há em nós.

Mas, nem sempre é fácil crer e orar. Muitas pessoas, de modo especial  adolescentes e jovens, às vezes, não sentem essa necessidade da fé e da oração, jogando-as  à margem da vida, se não tirando-as totalmente da lista dos valores. É compreensivo para nós, adultos, que na adolescência e na juventude, quando a vida manifesta-se de mil novas formas e com a maior intensidade possível – as pessoas jovens não dão atenção àquilo que, talvez,  para elas ainda não se manifestou como essencial  e necessário para a sua frágil existência (que  é de todo ser humano).  A emoção e “adrenalina” do momento e as novas descobertas e experiências  predominam em  tudo. Mas isso não significa que a  questão da fé e  da oração deve ser abandonada, esquecida ou, no melhor dos casos, deixada para depois. O que se pode fazer nessa situação? 

Não existe resposta pronta.  Talvez, primeiramente,  seja necessário lembrarmos do ditado latim:  verba docent, exempla trahunt – palavras ensinam mas só os  exemplos arrastam!, para  verificarmos se não são as  nossas faltas na educação que damos aos nossos filhos, que estão na base da questão em análise?  Mas, de modo  geral, levantar a questão já é um passo muito importante.  Enfim, é a vida dos nossos jovens que está em jogo e eles merecem que  lhes  seja mostrado o horizonte muito mais amplo, onde possam encontrar a  felicidade de fato.  Para nós, cristãos,  existe a certeza que tem um só verdadeiro Caminho, Verdade e Vida, que é Jesus Cristo; e só Ele pode levar a humanidade à verdadeira felicidade.

Para dar um enfoque maior a esse assunto, trago aqui um texto do saudoso Pe. José Avril, SVD, que ele um dia escreveu  para os alunos dum Colégio Católico. Mas a mensagem é para todos os adolescentes e jovens de hoje. Não deixe de ler.
WCejnog


“Não vou à igreja porque não sinto mais Fé”... 
Deus nunca se afasta de você.
Mesmo que você se afaste dele, Ele espera você voltar.

Mensagem para adolescentes e jovens

A suposta “Falta de Fé” de que os jovens se queixam, é o “início” da Fé.  Antes de tudo, a Fé não está no sentimento, está na sua mente.

Fé não é algo que se conquista para possuí-lo. Ela é atitude, é o que um amigo tem para com outro, um esposo para com a esposa, criança para com sua mãe: “Confiança e entrega”.  Saber-se nas mãos de Deus.  Sendo uma atitude, a Fé  tem altos e baixos, e tem dúvidas, o que é sinal de que há Fé.  São as crises que fazem a Fé crescer no amor, quando bem encaradas.

Amizade verdadeira se mostra na hora das dificuldades. O mesmo acontece com a Fé. Indo à igreja, embora você possa não sentir  aquela vontade, é sinal de Fé e vale muito. Experimente praticar a sua religião por um tempo, seriamente, e verá o  resultado.
“Não posso acreditar em certas passagens da Bíblia. Isto de Deus ter feito o homem de barro, a criação do mundo em 7 dias e outras coisas mais...”.

Resposta: muitas narrações da Bíblia tinham por fim transmitir ao povo judeu, que era muito simples naquela época, mensagens que ele não era capaz de compreender através de simples afirmações. Não há necessidade de se acreditar nestes fatos todos, mas nas mensagens. Aquela maneira de descrever  a  criação do primeiro homem era uma maneira de fazer compreender aos homens daquela  época, que ora usavam os homens como escravos, ora os adoravam, que o homem é muito mais que um animal de um lado,  e do outro,  que  o homem não é Deus.

O que é mais importante na religião?  É a sua adesão a Deus, sua confiança em Deus, e esforço para viver na sua vida o  mandamento principal, que Jesus nos deixou:  AMARMOS  A  DEUS  E  O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.

Verdadeiro amor ao próximo faz a pessoa respeitar automaticamente todos os outros mandamentos. Nenhum homem é “uma ilha”. Ele cresce pelo convívio com o próximo, ajudando, acertando, amando. Missa, Culto, Orações são manifestações da Fé. Dificilmente se conserva a Fé quando não  é demonstrada.

Com o que foi dito acima, já está refutada a afirmação que se ouve muitas vezes: “Não vou à igreja porque não sinto mais Fé”.  A igreja quer que procuremos a Deus uma vez por semana para demonstrarmos a nossa Fé; para nos lembrarmos do que é mais importante, a vida do nosso corpo e da alma;  e para colaborarmos com Deus,  pois  na Missa não só recebemos, mas damos também a nossa contribuição unindo-nos ao sacrifício do Cristo.

Corrija sua imagem infantil que você pode ter de Deus, imagem que está condicionada à imagem que tinha em criança, da sua família, do seu pai...  
“DEUS É PAI MATERNAL”, É AMIGO COMPREENSÍVO, AMIGO QUE ACEITA VOCÊ DO JEITO QUE VOCÊ É.  Deus nunca se afasta de você. Mesmo que você se afaste dele, Ele espera você voltar. Nunca O olhe como Juiz, porque Ele nunca Ele está de mal com você. Este é o verdadeiro Deus.  Deus lhe quer imensamente bem.

VOCAÇÃO!  Cada um tem por vocação cristã, fazer com a sua vida, dando uma colaboração, para também os outros se aproximarem de Deus e entre si.
Alguns são chamados a se dedicarem ao serviço de Deus de modo particular, seja como padre, dispensador dos sacramentos, seja como religiosos ligados a uma congregação que Deus  despertou mediante um fundador para determinadas obras na Igreja, seja como missionário que leva o evangelho a quem não conhece ainda.

“Como sei que tenho vocação?”  A vocação germina no coração da pessoa, quando esta sente o desejo de trabalhar pelo Reino de Deus, quer ajudar o próximo e tem antes de tudo uma grande amizade por Cristo.

(Autoria: Pe. José Avril, SVD – in memoriam)

******************


Nenhum comentário:

Postar um comentário