Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Qual deve ser o conteúdo da oração?


Sobre isso trata o texto, abaixo, de autoria de Ferdinand Krenzer¹.
Não deixe de ler.
WCejnog

[Para aproveitar melhor a abordagem deste tema,  é aconselhável  ler desde o início todas as postagens que se referem a este assunto (começo no dia 6 de julho de 2012: Reflexões sobre a oração)].

   

 

(4)

O conteúdo de oração


Agora, quando já começamos a oração, na realidade não tem mais nenhuma dificuldade.  Porque alcançamos o mais digno e o mais importante tipo de oração – a adoração. Rezar não significa sobretudo pedir e suplicar (ou mendigar), como ouvimos muitas vezes  algumas  pessoas dizendo que a  oração é a coisa dos homens fracos, que não conseguem sozinhos dar conta das dificuldades da vida e por isso precisam de ajuda “do além”. Rezar é, em primeiro lugar, a adoração e louvação de Deus. Como os animais ou qualquer outro ser neste mundo, dia a dia louvam a Deus através do seu existir, assim também o ser humano há de tomar essa alegria radiante de vida e oferecê-la livremente a Deus. Eis o mais profundo sentido da sua vida.

Outro conteúdo de oração pode ser o agradecimento (Ação de graças). Especialmente o agradecimento por podermos conhecer que Deus existe,  que é tão maravilhoso, cheio de bondade. “Vos agradecemos pela vossa imensa glória” (da Missa – Glória).  Falamos  para Ele como uma pessoa fala a outra, a  quem ama: Estou contente e grato por poder saber que Tu existes, Senhor, que estás aqui, e que sois como és. Em seguida, é claro, também agradecemos pela bondade e ajuda, que tantas vezes já recebemos de Deus.

Só agora começamos as nossas preces. Mas até mesmo elas não devem ser egocêntricas. Quem durante a  oração continuamente pensa só em si próprio, esse nem com a oração verá se livre dos seus  problemas. Por isso as nossas preces devem abraçar o mundo todo, por exemplo, pedindo pela paz, pelas pessoas que vivem infelizes e  na desgraça, pela unidade da Igreja. Só então chegamos às nossas necessidades, sabendo que até mesmo com as menores coisas da nossa vida cotidiana nós podemos nos dirigir a Deus. “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará” (Jo 16,23b)...

Como podemos perceber, não  é tão simples a questão do conteúdo da oração.
Não é raro ouvir alguém dizendo se contra as orações de súplicas: Não tem sentido pedir a Deus pela qualquer coisa, pois Ele sabe tudo, e, então,  também sabe o  que nós precisamos, e sabe o que gostaríamos de pedi-lO...

Certamente, que Deus sabe tudo. Mas Ele quer  que O peçamos em nossas necessidades: "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta." (Mt 7, 7-8 compare também Lc 11, 5-13; 13, 1-8; Jo 16, 23).

Muitas coisas poderíamos alcançar pela oração, e isso não acontece quando a abandonamos.Talvez Deus queira que os homens, pela oração, tomem consciência de que são apenas criaturas de Deus, e não  devem querer  ser prepotentes.

O ser humano não reza para Deus se lembrar dele, mas para ele mesmo se lembrar de Deus. (...)

(KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris,  Éditions Du Dialogue, 1981, p. 302-303)²

Continua...
________________________________________
¹  Ferdinand Krenzer  é um teólogo católico alemão, pastor, aposentado e escritor.

²Obs.: As reflexões do Ferdinand Krenzer fascinam pelo seu jeito simples e direto, e agradam o leitor, ajudando-o a entender melhor o caminho da fé cristã e compreender os temas mais difíceis desta doutrina.
Os textos publicados neste blog são tomados do livro Taka jest nasza wiara, desse autor; uma edição no idioma polonês, do qual faço uma tradução livre (para o português).  O título original: “Morgen wird man wieder Glauben”.

******************

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário