Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 5 de abril de 2014

“Jesus se põe a chorar junto deles.” (Jo 11, 35) – Uma reflexão de José Antonio Pagola. Imperdível!


Episódio bíblico: Jesus ressuscita o Lázaro (Jo 11, 1-45). 
Abaixo, uma reflexão muito interessante, profunda e atual sobre o tema da morte, do padre e teólogo espanhol José Antônio Pagola. 
Foi publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de ler.
WCejnog


IHU – Notícias

Sexta, 04 de Abril de 2014.

Um  profeta que  chora

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 11, 1-45 que corresponde ao Quarto Domingo de Quaresma, Ciclo A do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto   

Jesus nunca oculta o Seu carinho com três irmãos que vivem em Betânia. Seguramente são os que O acolhem em sua casa sempre que sobe a Jerusalém. Um dia Jesus recebe um recado: o nosso irmão Lázaro, “o Teu amigo”, está doente. Passado pouco tempo, Jesus encaminha-se para a pequena aldeia.


Quando se apresenta, Lázaro já morreu. Ao vê-Lo chegar, Maria, a irmã mais nova, começa a chorar. Ninguém a pode consolar. Ao ver chorar a Sua amiga e também aos judeus que a acompanham, Jesus não pode conter-se. Também Ele “se põe a chorar” junto deles. As pessoas comentam: “Como lhe queria!“.
Jesus não chora só pela morte de um amigo muito querido. Parte-se a alma ao sentir a impotência de todos ante a morte. Todos levamos no mais íntimo do nosso ser um desejo insaciável de viver. Porque temos de morrer? Porque é que a vida não é mais ditosa, mais longa, mais segura, mais vida?

O homem de hoje, como o de todas as épocas, leva cravada no seu coração a pregunta mais inquietante e mais difícil de responder: Que vai ser de todos e cada um de nós? É inútil tratar de nos enganarmos. Que podemos fazer? Rebelar-nos? Deprimir-nos?

Sem dívida, a reação mais generalizada é esquecer-nos e continuar “a seguir vivendo”. Mas, não está o ser humano chamado a viver a sua vida e a viver-se a si mesmo com lucidez e responsabilidade? Só no nosso fim temos de nos aproximarmos de forma inconsciente e irresponsável, sem tomar qualquer postura?

Ante o mistério último do nosso destino não é possível apelar a dogmas científicos nem religiosos. Não nos podem guiar mais além desta vida. Mais honrada parece a postura do escultor Eduardo Chillida a quem, em certa ocasião, escutei dizer: “Da morte, a razão diz-me que é definitiva. Da razão, a razão diz-me que é limitada”.
Os cristãos, não sabemos da outra vida mais que os outros. Também nós nos temos de aproximar com humildade ao acontecimento obscuro da nossa morte. Mas fazemo-lo com uma confiança radical na Bondade do Mistério de Deus que vislumbramos em Jesus. Esse Jesus a quem, sem o termos visto, amamos e, sem o ver ainda, lhe damos a nossa confiança.

Esta confiança não pode ser entendida de fora. Só pode ser vivida por quem respondeu, com fé simples, às palavras de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Acreditas tu, nisto?”. Recentemente, Hans Küng, o teólogo católico mais crítico do século vinte, próximo do seu fim, disse que para ele morrer é “descansar no mistério da misericórdia de Deus”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário