Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ouvir o que Espírito diz. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito atual!


João Batista pôs-se a proclamar: (...) Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." (Mc 1, 8)
  
Hoje trago para o blog Indagações-Zapytania uma reflexão muito concreta e atual, que tem como pano de fundo o texto Mc 1, 7-11  (O Batismo de Jesus).
É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
Vale a pena ler e refletir!

WCejnog


OUVIR O QUE O ESPÍRITO DIZ 

José Antonio Pagola

Os primeiros cristãos estavam convencidos de que para seguir Jesus é insuficiente só o batismo de água ou um rito semelhante. Devemos viver cheios do Espírito Santo. Assim, nos Evangelhos encontramos estas palavras do Batista: "Eu vos batizei com água, mas ele (Jesus) vos batizará com o Espírito Santo."

Não é à toa que, em tempos de crise urgia lembrar especialmente  a necessidade de viver guiado, apoiado e reforçado pelo seu Espírito. Apocalipse, escrito nos momentos críticos que a Igreja vivia sob o imperador Domiciano, repete uma e outra vez aos cristãos: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

A mudança cultural sem precedentes que estamos vivenciando hoje está pedindo a nós, cristãos, fidelidade inédita ao Espírito de Jesus. Antes de pensar em estratégias e prescrições pastorais perante a crise, devemos nos perguntar como nós estamos acolhendo o Espírito de Jesus.

Em vez de lamentar da secularização crescente, devemos hoje perguntar quais são as novas maneiras com as quais Deus está olhando para atender homens e mulheres do nosso tempo; como devemos renovar o nosso pensamento, expressar e alimentar a fé  para que a  Sua Palavra possa responder às perguntas, dúvidas e medos que surgem no coração do homem de hoje.

Antes de desenvolver projetos detalhados, precisamos transformar nossos olhos, nossas atitudes e nossa relação com o mundo de hoje. Precisamos ser mais parecidos com Jesus. Precisamos trabalhar através de seu Espírito. Só Jesus pode dar uma cara nova para a Igreja.

O Espírito de Jesus está vivo e ativo até hoje nos corações das pessoas, apesar de que nós nem nos perguntamos como ele se relaciona com aqueles que definitivamente deixam a Igreja. É hora de aprender a ser a "Igreja de Jesus" para todos, e isso só ele pode nos ensinar.

Nós não estamos falando apenas em termos de crise. As crises estão criando condições para que a essência do evangelho possa ressor de uma nova maneira. A Igreja mais frágil, fraca e humilde pode fazer o Espírito de Jesus  ser compreendido e aceito com mais entusiasmo e acolhida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário