Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 3 de janeiro de 2015

O rosto humano de Deus. – Reflexão de José Antonio Pagola. Muito boa!


Abaixo, uma bonita e bem atual reflexão. 

Para as pessoas interessadas, ela pode servir para recordar e interiorizar melhor os elementos mais importantes da Festa de Natal, que acabamos de celebrar. Aliás, nem sempre lembramos que celebrar o Natal para o ser humano é, sobretudo, prostrar-se diante do Mistério de Deus.

O texto é de autoria do padre e  teólogo espanhol José Antonio Pagola.

Não deixe de ler e meditar!

WCejnog


O rosto humano de Deus

Por José Antonio Pagola

O Quarto Evangelho começa com um prólogo especial. É uma espécie de hino, desde os primeiros séculos, os cristãos decisivamente ajudaram a aprofundar o mistério trancado em Jesus. Se ouvirmos com fé simples, ainda hoje esse hino pode ajudar-nos a crer em Jesus de maneira mais profunda.
Só destacamos algumas reivindicações centrais.

"A Palavra de Deus se fez carne". Deus não está em silêncio. Ele não tem estado em silêncio, trancado para sempre no seu mistério. Deus queria se comunicar. Ele queria falar, expressar para nós o seu amor, explicar seu projeto. Jesus é simplesmente o Projeto de Deus que se fez carne.

Deus não nos disse através de conceitos e doutrinas sublimes que só pode entender o aprendido. Sua Palavra é encarnada na vida íntima de Jesus, para que possam entendê-la mesmo os mais simples, aqueles que sabem se mover pela bondade, amor e verdade que se encontra em sua vida.

Esta Palavra de Deus "acampou entre nós." Anula as distâncias. Deus tornou-se "carne". Habita entre nós. Para encontrá-Lo, temos que ir para fora do mundo, mas mais perto de Jesus. Para conhecer e não ter que estudar teologia, precisamos estar em sintonia com Jesus, em comunhão com ele.

"Deus, ninguém jamais viu". Os profetas, sacerdotes, escribas falam muito sobre Deus, mas nenhum deles tinha visto seu rosto. O mesmo acontece hoje entre nós: Igreja fala muito de Deus, mas ninguém tenha visto o seu rosto. Somente Jesus, "o Filho de Deus, que está no seio do Pai, que O deu a conhecer".

Não devemos esquecer. Só Jesus nos disse como é Deus. Só Ele é a fonte para se aproximar de seu mistério. Muitas ideias humanas atrofiam e têm pouca chance de nos aproximar de Deus,  porque  esqueçem que o essencial é deixar-nos atrair e seduzir pelo Deus que se revela em Jesus!

Como tudo muda quando finalmente admitimos que Jesus é o rosto humano de Deus. Tudo se torna mais simples e claro.  Agora sabemos como Deus nos vê quando sofremos, como olha para nós quando perdemos, sabemos como podemos compreender e perdoar quando amamos. É revelada "graça e a verdade" de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário