Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aprender a viver. – Reflexão de José Antonio Pagola. Bem atual!



“E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais?   E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima. Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.” (Jo 1, 38-40)


Abaixo, uma reflexão muito boa e bem atual sobre o texto Jo 1, 35-42  (Primeiros discípulos). É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.  
O texto foi publicado no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de ler.
WCejnog


IHU – Notícias
sexta, 16 de janeiro de 2015

Aprender a viver


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,35-42 que corresponde ao 2º Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

O Evangelista João tem um interesse especial em sinalar a seus leitores como teve início o pequeno grupo de seguidores de Jesus. Tudo parece casual. O Batista, vendo Jesus que ia passando, disse aos discípulos que o acompanham: “Eis aí o Cordeiro de Deus”.

Provavelmente os discípulos não tinham entendido bem, mas começam a “seguir Jesus”. Durante muito tempo, caminham em silêncio. Ainda não tiveram um verdadeiro contato com ele. Eles seguem um desconhecido e não sabem muito bem nem por que nem para quê.

Jesus quebra o silêncio com uma pergunta: “O que é que vocês estão procurando?” Que aguardais de mim? Desejais orientar vossa vida na mesma direção que eu? É preciso esclarecer bem estas realidades. Os discípulos disseram: “Rabi, onde moras?” Qual é o segredo de tua vida? Que significa viver para ti? Parece que não procuram doutrinas novas. Eles querem aprender de Jesus um modo diferente de viver. Querem viver como ele.

Jesus responde-lhes diretamente: “Venham, e vocês verão”. Façam a experiência. Não procurem informação de fora. Venham viver comigo e descubram como eu moro, desde onde oriento minha vida, a quem me dedico, por que moro assim.

Este é um passo decisivo que necessitamos dar hoje para inaugurar uma nova etapa na história do cristianismo. Milhões de pessoas se dizem cristãs, mas não experimentaram ainda um verdadeiro contato com Jesus. Não sabem como ele viveu, ignoram seu projeto. Não aprendem nada especial dele.

Por enquanto em nossas igrejas não temos a capacidade para gerar novos crentes. Nossa palavra já não é mais atrativa nem crível. O cristianismo como entendemos e vivemos desperta pouco interesse. Se alguém se aproxima para perguntar-nos: “onde moras”, que há na nossa vida que seja interessante? Como respondemos?

É urgente que os cristãos reúnam-se em pequenos grupos para aprender a viver o estilo de Jesus escutando juntos o evangelho. Ele é mais atrativo e crível que todos nós. Pode gerar novos seguidores, pois ensina a viver de uma forma diferente e interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário