Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Por que ficamos? – Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!



“Quereis vós também retirar-vos?” (Jo 6,67)

Os textos escritos por José Antonio Pagola são bem interessantes e, principalmente, muito atuais para os católicos (e cristãos, de modo geral) nos dias de hoje. Por esta razão publico essas reflexões extraordinárias também aqui, no blog Indagações-Zapytania, para ajudar na sua divulgação.
É muito gratificante poder divulgar mais e compartilhar as coisas boas com os outros.

Abaixo, uma reflexão bem concreta, que tem como fundo o texto bíblico Jo 6, 60-69.
Foi publicada no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de ler.

WCejnog


IHU – Notícias
Sexta, 21 de agosto de 2015

Por que ficamos?

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus Cristo segundo Joao 6, 60-69 que corresponde ao 21º Domingo do Tempo Comum, ciclo B do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.

Eis o texto

Durante estes anos, multiplicaram-se as análises e estudos sobre a crise das Igrejas cristãs na sociedade moderna. Esta leitura é necessária para conhecer melhor alguns dados, mas resulta insuficiente para discernir qual há de ser a nossa reação. O episódio narrado por João pode-nos ajudar a interpretar e viver a crise com maior profundidade evangélica.

Segundo o evangelista, Jesus resume assim a crise que se está a criar no Seu grupo: “As palavras que vos disse são espírito e vida. E, contudo, alguns de vós não creem”. É certo. Jesus introduz em quem o segue um espírito novo; as Suas palavras comunicam vida; o programa que propõe pode gerar um movimento capaz de orientar o mundo para uma vida mais digna e plena.

Mas não é por estar no Seu grupo, que está garantida a fé. Há quem resista a aceitar seu espírito e sua vida. A sua presença no entorno de Jesus é fictícia; a sua fé Nele não é real. A verdadeira crise no interior do cristianismo é sempre esta: acreditamos ou não acreditamos em Jesus?

O narrador diz que “muitos recuaram e não voltaram a ir com Ele”. Na crise revela-se quem são os verdadeiros seguidores de Jesus. A opção decisiva sempre é essa: quem recua e quem permanece com Ele, identificados com o Seu espírito e a Sua vida? Quem está a favor e quem está contra o Seu projeto?

O grupo começa a diminuir. Jesus não se irrita, não pronuncia nenhum juízo contra ninguém. Só faz uma pergunta aos que ficaram junto Dele: “Também vós quereis partir?”. É a pergunta que se nos faz hoje, a quem segue na Igreja: Que queremos nós? Por que ficamos? É para seguir Jesus, acolhendo o seu espírito e vivendo ao seu estilo? É para trabalhar no seu projeto?


A resposta de Pedro é exemplar: “Senhor, a quem vamos acudir. Tu tens palavras de vida eterna”. Os que ficam, devem-no fazer por Jesus. Só por Jesus. Por nada mais. Comprometem-se com Ele. O único motivo para permanecer no grupo é Ele. Ninguém mais.

Por muito dolorosa que nos pareça, a crise atual será positiva se os que ficarmos na Igreja, muitos ou poucos, nos formos convertendo em discípulos de Jesus, ou seja, em homens e mulheres que vivemos das Suas palavras de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário