Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Linguagem de gestos. - Reflexão de José Antonio Pagola. Excelente!



“Disse, então, sua mãe aos serventes: “Fazei o que ele vos disser”. (Jo 2,5)

Abaixo, uma pequena reflexão, muito concreta e atual, que tem como pano de fundo o texto bíblico Jo 2,1-11. É de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola.
O texto foi publicado na no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU).
Não deixe de  ler!
WCejnog




IHU - Notícias
Sexta, 15 de janeiro de 2016

Linguagem de gestos


A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo João 2,1-11 que corresponde ao 2° Domingo do Tempo Comum, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio Pagola comenta o texto.



Eis o texto

O evangelista João não disse que Jesus fez “milagres” e “prodígios”.  Ele chama-lhes “sinais” porque são gestos que apontam em direção a algo mais profundodo que podem ver os nossos olhos. Em concreto, os sinais que Jesus realiza orientam para a sua pessoa e mostram-nos a sua força salvadora. 

O sucedido em Caná da Galileia é o começo de todos os sinais. O protótipo dos que Jesus irá levando a cabo ao longo da sua vida. Nessa “transformação da água em vinho” nos é proposta a chave para captar o tipo de transformação salvadora que opera Jesus e que, em seu nome, devem de oferecer seus seguidores.

Tudo ocorre durante um casamento, a festa humana por excelência, o símbolo mais expressivo do amor, a melhor imagem da tradição bíblica para evocar a comunhão definitiva de Deus com o ser humano. A salvação de Jesus Cristo deve ser vivida e oferecida pelos seus seguidores como uma festa que dá plenitude às festas humanas quando estas ficam vazias, “sem vinho” e sem capacidade de encher o nosso desejo de felicidade total.

O relato sugere algo mais. A água só pode ser saboreada como vinho quando, seguindo as palavras de Jesus, é “retirada” de seis grandes tinas de pedra, utilizadas pelos judeus para as suas purificações. A religião da lei escrita em tábuas de pedra está esgotada; não há água capaz de purificar o ser humano. Essa religião deve ser libertada pelo amor e pela vida que comunica Jesus.

Não se pode evangelizar de qualquer forma. Para comunicar a força transformadora de Jesus não bastam as palavras, são necessários os gestos.  Evangelizar não é só falar, pregar ou ensinar; menos ainda julgar, ameaçar ou condenar. É necessário atualizar, com fidelidade criativa, os sinais que Jesus fazia para introduzir a alegria de Deus tornando mais feliz a vida dura dos camponeses.

A muitos contemporâneos a palavra da Igreja  deixa-os indiferentes. As nossas celebrações os aborrecem. Necessitam conhecer mais sinais próximos e amistosos por parte da Igreja para descobrir nos cristãos a capacidade de Jesus para aliviar o sofrimento e a dureza da vida.

Quem quererá escutar hoje o que já não se apresenta como notícia alegre, especialmente se se faz invocando o evangelho com tom autoritário e ameaçador? Jesus Cristo é esperado por muitos como uma força e um estímulo para existir, e um caminho para viver de forma mais sensata e alegre. Se só conhecem uma 
“religião aguada” e não podem desfrutar algo da alegria festiva que Jesus espalhava, muitos continuarão a afastar-se.



Nenhum comentário:

Postar um comentário