Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Perguntas sobre o ano novo. - Reflexão de José Antônio Pagola. Muito atual!



Ano Novo 2016

Abaixo, uma pequena mas muito valiosa, atual e importante reflexão para todos nós, os cristãos de hoje. O começo de cada ano novo sempre suscita novo ânimo, alegria e empolgação nas pessoas, na  esperança de que as coisas fiquem melhores, que tudo seja mais positivo e que o ‘amanhã’ traga felicidade.
Esses anseios e desejos, com toda certeza, são bons e justos, mesmo sendo muito gerais e indefinidos. No entanto, o presente momento também pode ser muito propício para uma reflexão um pouco mais completa.

A reflexão que hoje trago para o blog Indagações-Zapytania é de autoria do padre e teólogo espanhol José Antonio Pagola. As indagações que ela traz desafiam a todos nós e nos convidam para procurarmos não só as respostas, mas, sobretudo, repensarmos as nossas atitudes.
O texto foi publicado pelo autor no seu espaço no Facebook.
Não deixe de ler!
WCejnog



Perguntas sobre o ano novo

01 de janeiro de 2016

Por José Antonio Pagola


Hoje começamos um "ano novo". Como será?  O que espero eu do novo ano?  O que desejo de verdade?   O que é o que eu preciso?  A que vou dedicar o meu tempo mais precioso e importante?  O que seria para mim algo realmente novo e bom neste ano que hoje começa?


Vou viver de qualquer maneira, passando de uma ocupação para outra, sem saber exatamente o que quero, nem para o que vivo, ou vou aprender a distinguir o essencial e importante daquilo que é secundário?  Viverei de forma rotineira e chata, ou aprenderei a viver com espírito mais criativo?


Seguirei este ano, afastado um pouco mais de Deus ou começo a procurá-Lo com mais confiança e sinceridade?  Vou continuar um ano mais mudo perante Ele, sem abrir os meus lábios, nem o meu coração, ou, enfim, da minha alma maltratada brotará  uma invocação pequena, humilde mas sincera?


Será que  também neste ano viverei preocupado só pelo meu bem-estar ou saberei me preocupar também de fazer os outros felizes?   A que pessoas eu me  aproximarei?   Semearei nelas alegria, ou desânimo e tristeza?  Será que por onde eu passar, a vida será mais amável e menos dura?


Será mais um ano dedicado a fazer coisas e mais coisas, acumulando egoísmo, tensão e nervosismo ou terei tempo para o silêncio, o descanso, a oração e o encontro com Deus? Estarei trancado apenas nos meus problemas ou viverei tentando fazer um mundo mais humano e mais habitável?

Seguirei com indiferença as notícias que dia a dia estão chegando dos países de fome?  Ficarei impassível vendo os corpos destroçados das pessoas do Iraque ou os afogados das barcas? Vou olhar com frieza para os que imigram à procura de trabalho e pão? Quando aprendo a olhar para os que sofrem com coração responsável e solidário?

O "novo" deste ano não nos virá de fora. A novidade só pode brotar do nosso interior. Este ano será novo se aprendo a acreditar de maneira nova e mais confiante, se encontro gestos novos e mais amáveis para conviver com os meus, se consigo despertar no meu coração uma compaixão nova para com os que sofrem.




Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário