Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

terça-feira, 24 de abril de 2012

"Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti” – reflexão.



Qual é o verdadeiro destino do ser humano?

A mensagem cristã para a humanidade é de esperança e tornou-se convite para cada pessoa neste mundo. Como vimos na reflexão anterior, Deus, em Jesus Cristo, novamente aproximou-se do ser humano. Em Jesus Cristo foi reconstruída, ainda mais gloriosa, a grandeza do homem, que outrora foi planejada por Deus. Graças a Ele o bem no mundo torna-se mais forte que o mal.

O texto  abaixo, de Ferdinand Krenzer, é  a continuação dessa reflexão.
Não deixe de ler.
WCejnog

(Quero lembrar que os textos publicados aqui seguem uma sequência de tópicos sobre um tema principal, por isso a compreensão deles torna-se mais fácil  para quem leu os textos publicados nas postagens anteriores).



(2)
A nova grandeza do homem

Com a ressurreição de Jesus Cristo, a lei da morte foi vencida definitivamente. Aconteceu o início. Começou o futuro. Pelo fato que agora o homem pode-se segurar em Jesus Cristo, e o “Sim” de Cristo torna-se o seu próprio “Sim”, volta ele novamente à comunhão com o Pai, e  é “salvo”.

Assim como no Adão todos se tornaram pecadores, assim em Jesus Cristo todos retornam novamente à união com Deus.

Assim como outrora o homem tornou-se a causa da infelicidade para toda a criação (por causa do seu pecado), agora, graças ao “Sim” do homem-Jesus, o ser humano volta à felicidade.

Essa nova proximidade de Deus é dada ao ser humano primeiramente como possibilidade. O homem, ele próprio, há de se decidir que quer  voltar a ficar perto de Deus, pronunciando agora o seu próprio “Sim” no ato da fé. Não vai ser  salvo sem a sua vontade, ou – contra ela. 

De novo a sua liberdade vai ser respeitada. Não no sentido como se o homem com as suas atitudes quisesse forçar a salvação, pois tudo continua o dom de Deus, mas ele deve estar pronto para aceitar esse dom, deve querer ser  salvo.  "Deus, que te criou sem ti, não te salvará sem ti” [ Santo Agostinho]. (...)

(KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris,  Éditions Du Dialogue, 1981, p. 107-108)*

Continua...
_________________

*Obs.: As reflexões do Ferdinand Krenzer fascinam pelo seu jeito simples e direto, e agradam o leitor, ajudando-o a entender melhor o caminho da fé cristã e compreender os temas mais difíceis desta doutrina.
Os textos publicados neste blog são tomados do livro Taka jest nasza wiara, desse autor; uma edição no idioma polonês, do qual faço uma tradução livre (para o português).  O título original: “Morgen wird man wieder Glauben”.


******************

Nenhum comentário:

Postar um comentário