Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Jesus está vivo! Uma pequena reflexão sobre o sepulcro vazio.


PÁSCOA!  A grande Festa da RESSURREIÇÃO de Jesus Cristo. A maior festa do cristianismo traz alegria, comoção e gratidão sem fim, invadindo os corações de todos,  que encontram Jesus Ressuscitado.
Desejamos nestes dias Feliz Páscoa a todos, num gesto simples e espontâneo. Sentimos que trata-se de coisas importantes e grandiosas para a vida de cada um de nós e de todos os seres humanos.

Para melhor entendermos o grande significado deste acontecimento, proponho uma leitura fácil e enriquecedora de um texto da M. Asun Gutiérrez,  sobre  o “sepulcro vazio”, descrito no Evangelho de São João ( Jo 20, 1-9).

Quem estiver interessado, pode  abrir este texto em PPS, acessando o link  
http://webnucleoverbita.cesjf.br/node/15439


A ressurreição de Jesus Cristo.

A ressurreição de Jesus é para nós a razão última
e a força diária da nossa esperança,
o que nos alimenta para trabalhar por um mundo mais humano.
Em Jesus ressuscitado descobrimos a intenção profunda de Deus
confirmada para sempre:
uma vida plenamente feliz para a criação inteira,
uma vida liberta para sempre do mal.
A vida vivida a partir da Fonte.

José Antonio Pagola,
(“Jesus: uma abordagem histórica”)

Foi a sensibilidade, a dor, a saudade, a busca, o impulso do coração, o amor, o que levou Maria Madalena ao túmulo, muito cedo, pela manhã, quando ainda estava escuro. Lançou-se ao caminho de noite para O procurar, quando o luto enegrecia o seu coração, porque não encontrava Aquele a quem amava.
O amor madruga mais que o sol, faz ver quando está escuro. O amor torna-nos testemunhas do invisível, do “inacreditável”. O amor não mede, esbanja. O amor tem muito a ver com amar.

Se confias no teu anseio e segues o teu amor até ao fim, encontrarás o Ressuscitado, como Maria Madalena.
Maria Madalena, a primeira testemunha do sepulcro vazio, correu a anunciá-lo aos apóstolos, propagou a Boa Notícia, convertendo-se assim em "apóstola dos apóstolos“.

Deus nem sempre está onde julgamos que está, onde nós gostariamos que estivesse, onde tentamos colocá-l’O, mas onde Ele se põe. Ele vai à frente, abrindo caminhos. Sempre mais além, para que não nos instalemos.

Não saber “onde O puseram” não é razão para a desesperança, mas para continuar à procura. A sua “ausência” leva-nos a que sempre O procuremos. Procurá-l’O de dia e de noite, com luz e na escuridão.  Procurá-l’O sempre e, sobretudo, deixar-se encontrar por Ele.

É conveniente partir da nossa própria experiência, contemplar a nossa vida para dar testemunho de ter visto Jesus. Para o outro discípulo ver o sepulcro vazio, as ligaduras e o sudário são provas suficientes da ressurreição.

Pedro e outros discípulos necessitam de aparições e até tocar. O amor, a confiança, a união e a intimidade  abrem os olhos da fé mais que a autoridade e o poder. Ir ao encontro de Jesus, procurá-l’O, nos dará a surpresa de sentir que a nossa vida muda tanto como mudou aos seus primeiros discípulos. 

Hoje Jesus está conosco. Vêmo-l’O?  Onde?  Em quem?  Acreditamos n’Ele?

Agora somos nós que nos comprometemos a viver como pessoas ressuscitadas. Seguindo as pegadas de Jesus. Experimentando a sua presença e comunicando-a a todos. Como Maria Madalena, somos mensageiros do novo dia, portadores de esperança, cultivadores de novas páscoas.

 Hoje amanhece. Entre todos podemos multiplicar a luz. É Páscoa! É a festa da vida!

Que ajudemos Cristo a  aparecer ressuscitado, aliviando as pessoas que o necessitem, mostrando a alegria da entrega e do encontro, a ternura da misericórdia, o entusiasmo por um mundo mais justo e melhor... sendo testemunhas, com a nossa palavra e a nossa vida, de que Cristo... 

É hora de se lançar para o Infinito
É hora de sair à varanda da vida,
olhar o horizonte, despertar a aurora
e sentir-se cheios de alegria.

É hora de se lançar para o infinito,
de anunciar e cantar, trabalhar e proclamar
que é possível um mundo novo e diferente.

É hora de entrar na noite sem medo
e ser suas testemunhas;
descobrir a sua presença entre nós
fortalecendo as nossas esperanças e anseios.

É hora de romper os esquemas de sempre;
de escutar as palavras do silêncio;
saborear a sua presença calada, professar a vida,
andar pelos desertos e abrir novas trilhos por onde possa chegar o Reino.

É hora de iniciar caminhos novos,
arriscar tudo,
apostar por Deus e pelo seu Reino.

É hora da Páscoa, de Ressurreição,
de brindar pela Vida Plena
que o Senhor continua a trazer-nos,
para alargar o nosso coração
e torná-lo mais sensível e mais fraterno.   AMÉM.

Ressuscitou como disse!  Aleluia!

FELIZ PÁSCOA!

“A partir do momento da ressurreição, Cristo não tem outro corpo visível senão o dos cristãos, nem outro amor senão o amor que eles dão” (L. Evely).

Fonte:  www.benedictinescat.com/montserrat

*****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário