Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A esperança para o homem e para o mundo.


Terminando esta série de reflexões sobre o tema  “A grandeza e a miséria do homem”, alimento a esperança de que tudo o que foi publicado neste espaço serviu de algum modo para todos os que visitaram “Indagações”, trazendo a oportunidade de entender e aprofundar um pouco mais alguns assuntos importantes do ponto de vista do cristianismo.

Cristãos, que somos, temos certeza que “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37),  e por isso, diante do pecado e do mal, diante do sofrimento e da dor podemos contar com os seus braços abertos, onde podemos nos entregar com toda a confiança.

O poema de  José Enrique Galarreta,   expressa   essa  fé cristã:


Eu creio...


Eu creio só num Deus,
em Abbá, como acreditava Jesus.
Eu creio que o Todo-poderoso
criador do céu e da terra
é como a minha mãe
e posso confiar n’Ele.
Creio nisso porque assim o vi
em Jesus, que se sentia Filho.

Eu creio que Abbá não está longe
mas próximo, ao lado, dentro de mim,
creio sentir o seu Alento
como uma Brisa suave que me anima
e me torna mais fácil caminhar.

Creio que Jesus, mais que um homem
é Enviado, Mensageiro.
Creio que as suas palavras são Palavras de Abbá.
Creio que as suas ações são mensagens de Abbá.
Creio que posso chamar a Jesus
a Palavra presente entre nós.

Eu creio só num Deus,
que é Pai, Palavra e Vento
porque creio em Jesus, o Filho
o homem cheio do Espírito de Abbá.
(José Enrique Galarreta)

Para finalizar,  o texto de Ferdinand Krenzer, abaixo, convida a cada um de nós para colocarmos em Deus toda a nossa confiança e vivendo a nossa fé – termos condições para enfrentar a  dor e o sofrimento  que surgirem em nossas  vidas.  Aliás, este é o caminho  que se apresenta como único digno do ser humano. Deus é Amor. Deus é voltado para nós. O que determina se somos grandes ou miseráveis – é a nossa relação com Ele.

Não deixe de ler.
WCejnog

(Quero lembrar que os textos publicados aqui seguem uma sequência de tópicos sobre um tema principal, por isso a compreensão deles torna-se mais fácil  para quem leu os textos publicados nas postagens anteriores.
Um outro bloco de reflexões terá como tema  RELATO BÍBLICO DA CRIAÇÃO (Gen  1, 1 – 3, 24) e   em breve será publicado neste Blog.)


(4)
Cristo – a esperança do mundo

Será que tudo isso, o que dizemos nas reflexões apresentadas até aqui,  não passa de um piedoso “enganar-se a si mesmo?  Enganados, sim, estão  todos aqueles que colocam toda a sua confiança e o sentido da sua vida somente nas coisas terrenas. Tudo isso pode acabar numa única noite!  E, inclusive, vai acabar, um dia, para  cada um de nós.

É melhor confiarmos no nosso o mais profundo desejo, que – como vimos – vai muito além de tudo que podemos alcançar  nesta  vida e o que nos enche de confiança.  Sobretudo, tenhamos a fé em Jesus Cristo, que é verdadeiro em todas as suas promessas. O cristão é aquele que vive com esta fé.

Se  hoje fala-se tanto da desconfiança em relação a todas as teorias sobre Deus, isso tem a ver, principalmente, com a ideia de um Deus que  existe fora deste mundo e que está muito longe de nós.  Um Deus como este realmente está morto, mas não fomos nós que O matamos – Ele nunca existiu! Esta ideia não tem nada a ver com o Deus verdadeiro do cristianismo.

Deus  verdadeiro e infinito, que se revela à humanidade em seu Filho Jesus Cristo, tem alguma coisa em comum conosco, é voltado para nós. Ele é Amor. Ele nos auxilia por causa de nós mesmos.

O que determina se somos grandes ou miseráveis – é a nossa relação com Ele. (...)

(KRENZER, F. Taka jest nasza wiara, Paris,  Éditions Du Dialogue, 1981, p. 109-110)*
___________________

*Obs.: As reflexões do Ferdinand Krenzer fascinam pelo seu jeito simples e direto, e agradam o leitor, ajudando-o a entender melhor o caminho da fé cristã e compreender os temas mais difíceis desta doutrina.
Os textos publicados neste blog são tomados do livro Taka jest nasza wiara, desse autor; uma edição no idioma polonês, do qual faço uma tradução livre (para o português).  O título original: “Morgen wird man wieder Glauben”.


*****************

Nenhum comentário:

Postar um comentário