Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

sábado, 12 de maio de 2012

Amar como Jesus amou. Reflexão.


No Evangelho segundo São João, no capítulo 15, temos palavras que Jesus, quando se despede, dirige aos seus discípulos,  e a todos nós, falando do amor que O guiou e impulsionou toda a sua vida. São as palavras muito bem conhecidas de cada cristão:  palavras maravilhosas, transmitindo o amor, alegria e amizade. Também, são elas,  palavras exigêntes, diante das quais ninguém consegue ficar indiferente: “Eu vos ordeno  que vos ameis uns aos outros” – disse Jesus. 
Trago  aqui mais um comentário da M.Asun Gutiérrez.  È muito bom. Não deixe de ler.
WCejnog

[Os interessados pedem ler esse texto em PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat: 
 http://www.benedictinescat.com/montserrat/indexceramport.html,  abrindo o link  Páscoa Domingo 6  -  Reflexão do Evangelho. Trabalho muito bonito! ]



Evangelho segundo São João 15, 9-17
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor  como eu também gardei  os mandamentos de meu Pai  e permaneço no seu amor. Disse-vos essas coisas  para que  minha alegria esteja  convosco  e a vossa alegria seja completa.
Este é o meu mandamento:  amai-vos  uns aos outros,  como eu vos amei.  Ninguém tem maior amor do que quem  dá sua  vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que  vos mando. Já não vos chamo servos  porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo  amigos  porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi  do meu Pai.
Vós  não me escolhestes a mim,  eu  vos escolhi  a vós e  vos destinei  para irdes  dar  fruto;  e para que vosso fruto permaneça e tudo que  pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo dê.
Eu vos ordeno  que vos ameis uns aos outros.

Amai-vos  uns aos outros,  como eu vos amei. 


O amor não se improvisa, nem se inventa, nem se fabrica de qualquer maneira.
O amor acolhe-se, aprende-se e contagia-se.
Uma maior atenção ao amor de Deus revelado em Jesus,
uma escuta mais profunda do evangelho,
uma abertura maior ao seu Espírito podem fazer brotar
pouco a pouco do nosso ser
possibilidades de amor que hoje nem imaginamos.

José Antonio Pagola.
O caminho aberto por Jesus

Comentário

O capítulo quinze do quarto evangelho está marcado pela ternura de Jesus para com todos os seres humanos. O amor que nos tem é o mesmo que o que o Pai lhe tem a Ele.
Jesus oferece-nos a possibilidade de partilhar a sua própria alegria.  Convida-nos a meditar na sua profunda alegria e na nossa, a desfrutar da vida seguindo os seus passos. A alegria e a felicidade são características essenciais dos discípulos de Jesus.

Quem trabalha por conseguir um mundo mais feliz, é feliz. Quem sente entusiasmo também é capaz de entusiasmar. Como Jesus.

Amar, ser amado é um grito e um dom que nós levamos dentro de nós.  O que nos alegra é o amor feito detalhe, feito realidade quotidiana. O que mais dói é o desamor, a falta de amor.  Jesus  junta um “pequeno” pormenor: “como Eu vos amei”. Temos um modelo e uma forma de amar: amar como Jesus ama.

Há que estar continuamente referidos a Jesus para captar o seu modo de amar,  para entender a profundidade do seu amor. Amar como Jesus é novidade. Não brota sem mais. Vamo-lo aprendendo olhando  e escutando  a Jesus. Jesus exprime a sua relação conosco com uma palavra chave: amizade.

Ser cristão é ser amigo de Jesus. Amigo, não servo. Os servos atuam porque recebem uma ordem. A amizade supõe comunicação, partilhar a alegria da tarefa comum, sentir como próprios os objetivos e sentimentos de quem amamos.  Como fazem os amigos, Jesus comunica e partilha o que Ele sabe, a sua melhor notícia: que Deus é Amor.  Pai, próximo, carinhoso, cheio de ternura.

O nosso amor é resposta à sua iniciativa livre e gratuita. Quem se compromete com as necessidades e aspirações dos outros está próximo de Deus. Conhece a Deus. Dá fruto.

Quem ama, seja ou não católico, inclusive se se confessa agnóstico o ateu, “conhece a Deus”. Quem não ama, seja católico praticante ou agnóstico ou ateu, “não conheceu a Deus”. Isso afirma Jesus na parábola do juízo final: não nos vai perguntar se somos homem ou mulher, casados, solteiros, religiosos, monjas, monges, nem pela nossa profissão, nem pelas nossas ideias, nem sobre conceitos teológicos ou dogmáticos.  Unicamente importará a qualidade do nosso amor: ”o que fizestes aos meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes”.

O mandamento de Jesus consiste em amar. O amor não é uma questão de obediência, é o de dever.  Como o pode explicar perfeitamente uma mãe, um pai  e/ou  uma pessoa enamorada. O amor é a resposta agradecida e feliz ao amor incondicional de Deus, não uma lei.

O amor de Deus é um amor encarnado. Está no ser humano. Ao dizer-nos: “que vos ameis”, Jesus indica-nos a direção. Jesus não diz que  O amemos, mas que nos amemos.  Não só que lhe correspondamos, mas que prolonguemos o seu amor para os outros. Passando pela vida semeando amor e bondade. Como Ele.

****************


ASSIM É ELE

ASSIM É ELE, IRMÃO/Â, ASSIM É ELE.
TRANSBORDA-LHE A TERNURA PELOS POROS,
LEVANTA-NOS ATÉ AOS SEUS OLHOS, BEIJA-NOS,
FAZ-NOS MIMOS, CÓCEGAS E PISCADELAS,
E SONHA ESPERANÇAS PARA NÓS
MAIS QUE AS MÃES MELHORES E APAIXONADAS.

DEUS PÔS EM NÓS A SUA ESPERANÇA.
DEUS CONFIOU-NOS A SEU FILHO,
CONFIOU-NOS A SUA HERANÇA, A SUA BOA NOTÍCIA,
E AINDA A SUA PRÓPRIA ESPERANÇA;
E SERÁ QUE NÃO VAMOS PÔR N’ELE A NOSSA ESPERANÇA?

HÁ QUE TER CONFIANÇA NA VIDA
APESAR DE NOS DIZEREM QUE TUDO ESTÁ MAL.
HÁ QUE TER ESPERANÇA NAS PESSOAS, EM TODAS!
SÓ EM ALGUMAS, ATÉ OS FARISEUS E NÉSCIOS A TÊM...

HÁ QUE CONFIAR MAIS EM DEUS E LANÇAR-NOS NOS SEUS BRAÇOS
E DESCANSAR NO SEU REGAÇO.
HÁ QUE ESPERAR EM DEUS. MELHOR:
HÁ QUE ESPERAR A DEUS.
E SE TUDO ISTO JÁ O FAZES E GOZAS,
UMA COISA TE FALTA AINDA:
HÁ QUE ESPERAR COM DEUS!

ULIBARRI, FL. 

 *****************


Nenhum comentário:

Postar um comentário