Temas diversos. Observar, pensar, sentir, fazer crítica construtiva e refletir sobre tudo que o mundo e a própria vida nos traz - é o meu propósito. Um pequeno espaço para uma visão subjetiva, talvez impregnada de utopia, mas, certamente, repleta de perguntas, questionamentos, dúvidas e buscas, que norteiam a vida de muitas pessoas nos dias de hoje.

As perguntas sobre a existência e a vida humana, sobre a fé, a Bíblia, a religião, a Igreja (sobretudo a Igreja Católica) e sobre a sociedade em que vivemos – me ajudam a buscar uma compreensão melhor desses assuntos, com a qual eu me identifico. Nessa busca, encontrando as melhores interpretações, análises e colocações – faço questão para compartilhá-las com os visitantes desta página.

Dedico este Blog de modo especial a todos os adolescentes e jovens cuja vida está cheia de indagações.
"Navegar em mar aberto, vivendo em graça ou não, inteiramente no poder de Deus..." (Soren Kierkegaard)

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ascensão: Jesus está conosco todos os dias até ao fim do mundo. Uma linda reflexão.



O Evangelho segundo São Marcos (Mc 16, 15-20), nos últimos versículos, narra  que Jesus Ressuscitado apareceu aos seus discípulos e,  depois de conversar com eles, confiou-lhes a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura. O evangelista Marcos acrescenta, em seguida,  que Jesus, então, “subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus”.  Mas, ao mesmo tempo,  continua “confirmando” a palavra anunciada pelos discípulos.

Desde aquele momento, a Igreja de Jesus Cristo e cada cristão, em todos os tempos, são enviados ao mundo em missão.


Trago  aqui mais um comentário da M. Asun Gutiérrez.  Para quem quiser aprofundar a reflexão sobre esse texto maravilhoso, interiorizando a mensagem, aqui tem uma boa oportunidade. Não deixe de ler.
WCejnog
[Os interessados pedem ler esse texto em PPS, acessando o site das Monjas Beneditinas de Montesserrat:    
http://www.benedictinescat.com/montserrat/indexceramport.htmlabrindo o link  Domingo da Ascensão  -  Reflexão do Evangelho.Trabalho muito bonito!]
Marcos 16, 15-20
Por fim,  Jesus apareceu aos Onze sentados à mesa. Repreendeu-lhes a incredulidade  e esclerose de coração, porquanto não tinham acreditado nos que o tinham visto ressuscitado dos mortos. E lhes disse: “Ide por todo o mundo e pregai  o Evangelho a toda a criatura.
Quem crer  e for batizado,  será salvo;  mas quem não crer,  será condenado.
Os sinais que acompanharão os que crerem  são estes: em meu nome  expulsarão  demônios, falarão  línguas novas,   pegarem  serpentes  e, se  beberem veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos  sobre os  enfermos, e estes recobrarão a saúde.
E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao céu e está sentado  à direita de Deus. Os discípulos  partiram e pregaram  por toda  parte. O Senhor cooperava e lhes  confirmava a palavra com os sinais que se seguiam.

Comentário

Quem se inclina para os outros

A Ascensão de Jesus não é um afastamento ou uma despedida, mas o começo de um novo modo da presença de Jesus. Ele é um amor que nunca se retira.
A sua ausência física abre um tempo novo: o tempo do testemunho.

A mensagem de Jesus é universal e destina-se à humanidade inteira. Já não há um só povo escolhido, mas é toda a humanidade a escolhida e destinada a experimentar a salvação de Deus. O evangelista descreve os sinais que naquela época e cultura eram sinais palpáveis da presença divina.

Hoje, da mesma maneira que naquele tempo, o anúncio da boa notícia tem de ir acompanhado de sinais de vida e de libertação. Somos enviados a anunciar a Boa Notícia, não a ser profetas de calamidades.  Praticando a arte de acolher, de acariciar, de curar, de amparar. Porque ternura, libertação e abrigo era o que as pessoas sentiam quando se  aproximavam de Jesus. O mesmo esperam encontrar hoje nos seguidores de Jesus.

Jesus continua a transtornar a escala de valores do mundo. 
Sobe Jesus, e com Ele sobe a condição humana.
Sobe Jesus, e sobe a nossa esperança num mundo melhor, mais humano.
Sobe Jesus, e sobe o nosso espírito de serviço, o altruísmo, a solidariedade...
Sobe Jesus, e baixam o egoísmo, a prepotência, a indiferença,  a ambição, a exploração.

Como Jesus, tenhamos os olhos sempre levantados para o céu, pisando forte a terra e carregando nos ombros a tarefa que nos deixou:  a construção do Reino, que é promessa... e realidade gozosa.

O evangelista utiliza uma imagem gráfica. Jesus Ressuscitado não ocupa um lugar físico nem se encontra em nenhuma das dimensões que conhecemos.
O importante é que Jesus continua a viver a própria vida do Pai, o que é para nós motivo de alegria e de esperança.

O que é realidade para Jesus, é realidade para nós, que também somos chamados a ir para o céu, com Ele, junto do Pai.

Com que atitude e com que sentimento espero esse momento: com angústia, com certa incredulidade, com alegria, com anseio..?

Jesus deixa-nos a missão de mostrar, com as nossas palavras e a nossa vida, o modelo que nos deixou: a sua humanidade profunda, a sua personalidade sensível, o seu olhar misericordioso, a sua capacidade de servir com liberdade e solidariedade e a coerência que tem de existir entre o que se anuncia e o que se pratica. É a missão de todos os seus seguidores, sem excepção, tornar presente a sua presença no mundo, comunicar a Boa Notícia, ser Boa Notícia.

Jesus continua a cooperar conosco:  “sabei que eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo” (última frase do evangelho de Mateus).

********************
Fazei irmãos

Fazei meus discípulos, não mestres;
fazei pessoas, não escravos;
fazei caminhantes, não gente assentada, fazei servidores, não chefes. Fazei irmãos.

Fazei buscadores da verdade, não donos de certezas,
fazei poetas, não pragmáticos.
Fazei pessoas arriscadas, não espectadores. Fazei irmãos.

Fazei profetas, não cortesãos,
fazei gente inquieta, não satisfeita;
fazei pessoas livres, não legalistas;
fazei gente evangélica, não agoireira.  Fazei irmãos.

Fazei artistas, não soldados,
fazei testemunhas, não inquisidores.
Fazei amigos de caminhada. Fazei irmãos.

Fazei pessoas de encontro, com entranhas de ternura, com promessas
e esperanças, com presença e paciência, com missão e envio. Fazei irmãos.

Fazei meus discípulos; 
dai-lhes tudo o que vos dei e senti-vos irmãos.

                                                     Ulibarri Fl. 

 *****************
 

2 comentários:

  1. Jesus se mostra a quem muito ama



    Queridos irmãos e irmãs, a Igreja se mostra deslumbrante diante da Ressurreição de Jesus. A sociedade precisa conhecer Jesus vivo e ressuscitado no meio de nós. Somos chamados a ser testemunha dela com firmeza e coragem. A nossa participação na comunidade nos implica em responsabilidade de agir conforme as orientações de Cristo. Não podemos ser espectadores e intimistas, mas comprometidos com a construção de uma sociedade justa e fraterna. Jesus se deixa ver para aqueles que são sinceros e tenham um amor sincero para com os mais necessitados

    No Livro dos atos dos apóstolos nos mostra Pedro e João que falavam com segurança e isso traz admiração aos chefes dos sacerdotes, escribas e anciãos do povo naquele tempo. Eles eram pessoas simples, mas agiam em nome de Cristo. As autoridades começaram a discutir entre eles: "Que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. Eles tinham receio que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, e disseram: vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus". Diante da proibição deles, Pedro e João dizem:. "Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus que obedeçamos a vós e não a Deus! Eles não podem calar porque viram e testemunharam Jesus na sua vida e ressurreição. Todos louvam e agradecem a Deus por isso. (cf. At. 4, 13-21).

    Assim, dizemos com o Salmista: Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" “O Senhor é minha força e o meu canto, e tornou-se para mim o Salvador”. “Clamores de alegria e de vitória ressoem pelas tendas dos fiéis”.

    No evangelho de São Marcos nos mostra que Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena e ela foi a primeira testemunha da sua ressurreição, porque ela muito amou. O amor faz abrir os olhos para a verdade de Deus. Esse acontecimento faz dela uma testemunha que anuncia, os discípulos de Emaus também reconheceram Jesus no partir do pão e foram anunciar aos apóstolos que Ele está vivo. Após isso, Jesus aparece aos onze e os repreende: por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E ainda disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!" (cf. Mc 16, 9-15).Jesus nos diz que estará conosco até o fim do mundo, esta é a ultima frase do Evangelho de São Mateus. Esta é a certeza que Ele nos dá e nos nos encoraja para sermos sua testemunha.

    Jesus nos dá essa missão de ser testemunha Dele, atraves da nossa palavra,da fé que temos Nele e do nosso agir. A sua humanidade e divindade nos dignificam no serviço aos irmãos e irmas. Somos chamados ser livre. Devemos ser solidarios e anunciar Cristo com a nossa pratica cristã no mundo. Somos seguidores de Dele e assim o mundo vai ser diferente.

    Somos chamos ter uma vida de santidade e graça para que o mundo seja transformado para o bem com as nossas ações.

    Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

    ResponderExcluir